Taquarituba homenageia fotógrafo dando seu nome a uma praça

Junto com familiares e população, na semana passada o prefeito Miderson Zanello Mileo inaugurou oficialmente a Praça Elias Fotográfo, na região central da cidade. Centenas de pessoas participaram do evento, que faz parte das comemorações de 125 anos de emancipação política e administrativa do município.


Miderson destacou que a homenagem é devida, pois Elias registrou através de fotos, durante toda sua vida, momentos marcantes da história de Taquarituba. “Um local esquecido no passado, hoje melhorado para a população, fará parte da história de Taquarituba, como as fotos do homenageado”, diz Miderson.

A praça além de valorizar o local, oferece segurança para os usuários, acomodações, um chafariz e parque infantil para as crianças se divertirem. “É um local planejado para a família”, finaliza Miderson.
 
Sr. Elias em foto feita no ano de 2007

O Sr. Elias Fotógrafo, nasceu em 20 de maio de 1934 e faleceu em 27 de julho de 2009, aos 75 anos. Era casado com Dona Odete com quem teve uma filha, “Détinha”.

Ainda jovem, trabalhava na lavoura e depois foi trabalhar como operário (servente de pedreiro) na construção da gigantesca barragem da Hidrelétrica Jurumirim, entre Cerqueira César e Piraju. Foi nesse trabalho que iniciou no ramo de fotografia. Com o primeiro salário comprou uma máquina fotográfica amadora e nas horas de folga fotografava os colegas e nos finais de semana ia para a cidade revelar as fotos. Voltava e as vendia aos interessados no canteiro de obra.

Descobriu que essa atividade, além de lhe dar prazer ainda lhe rendia uma complementação nos ganhos. Abandonou o trabalho na barragem, veio para Taquarituba, onde se estabeleceu como profissional de fotografia. 

Se relacionava bem com todos independente do padrão social. Bom administrador e justo, nunca deixou de atender alguém, principalmente os mais humildes. “Quando a pessoa queria tirar foto da família e dos filhos, mas não podia pagar a vista, eu propunha tirar as fotos, quantas quisesse e a pessoa me pagava aos poucos, por mês ou semana e eu ia liberando as fotos”, contou ele certa vez ao Itaponews. 

Dotado de uma sensibilidade incomum, era simples, calmo, falava baixo e era humilde e muito religioso, Sr. Elias, ao lado da esposa e companheira de trabalho dona Odete fez uma trajetória brilhante em Taquarituba e nos municípios da região, para registrar em fotos e filmagens, festas de casamento, batizados e outros.

Aberto às novas tecnologias, procurava estar sempre atualizado. Era ousado nos investimentos para o seu ramo. Foi o primeiro na região a adquirir uma caríssima máquina de revelação colorida em uma hora. Com isso, além de atender sua clientela, passou a atender também os demais colegas da região. (Com a Assessoria de imprensa de Prefeitura de Taquarituba) 
 
 
 

 

Notícias relacionadas