Taquarituba realiza Conferência sobre Saúde

No final da semana passada,  no CRT a prefeitura do município, através da Coordenadoria de Saúde realizou a 2ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Todos pelo SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Aberta pelo médico e prefeito Miderson Zanello Milleo, ele 

 explanou com muita propriedade sobre a importância da Conferência e os problemas que os municípios enfrentam, sobretudo, pela carência de recursos.
 

A Conferência teve por objetivo, o levantamento e a discussão dos problemas de saúde do município, contando com a participação popular, para melhoria da qualidade do atendimento do SUS. 

Nesse evento a cirurgiã-dentista Nielse Cristina de Melo Fattori, coordenadora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde proferiu uma palestra sobre avanços e desafios do SUS para a garantia do acesso e acolhimento com qualidade e equidade. 

Em seguida, os presentes assistiram a apresentação do Grupo de Dança FAÇART, com a coreografia Eita Povo! – coordenada pelo coreógrafo Cleiton Sai. 

Após, numa 2ª. palestra o médico clínico geral Luiz Carlos Sako, que é auditor do município que tratou dos “Avanços e Desafios para a Participação da Comunidade e Avanços e Desafios para a Gestão Pública do SUS”. 

No período da tarde os participantes se dividiram em grupos para responderem perguntas e levantarem propostas sobre como melhorar os problemas de saúde do município, com base nas palestras ministradas pela Dra. Nielse e Dr. Sako. 

Ao final, foram eleitos oito delegados e oito suplentes, divididos entre gestores, trabalhadores da saúde, prestadores e usuários, que irão representar o município e levar as propostas elencadas para a Conferência Regional de Saúde em Bauru, cuja data será agendada em breve. Com  Orlando Chamorro

Notícias relacionadas