Taquarituba realiza oficinas culturais

Ponto de Cultura de TaquaritubaA Coordenadoria Municipal da Cultura  vem desenvolvendo um importante trabalho com os jovens e adolecentes de Taquarituba. Luiz Gabriel dos Santos tem dito que isso só é possível porque a sua Coordenadoria  tem recebido o respaldo e o  apoio da

administração municipal. Prova disso, é o trabalho que está sendo realizado mais uma vez das Oficinas de Teatro, Dança e Artes Visuais no Ponto da Cultura de Taquarituba, desde o dia 15 de setembro. "São parcerias estabelecidas junto  a Oficina Cultural Grande Otelo/Sorocaba/SP", informa a administração.

Abaixo as programações das Oficinais em execução em Taquarituba:

Oficina de Artes Visuais “O REGISTRO DA MISÉRIA NO BRASIL PELAS MÃOS DOS ARTISTAS” tem a Coordenação de Juninho Fernandes desenhistas, artista plástico e professor de artes, tendo graduação em Artes e Pós graduação em arte Educação, oficina que revela desigualdades sociais relatadas de diferentes épocas e entendem como, através de suas obras, se fazem presentes no contexto. Após, os alunos fazem ilustrações e releituras por meio de técnicas de desenho e pinturas.

Já a Oficina de Teatro e Leitura Dramática da Obra “ INDÚSTRIA DA SECA” tendo Coordenação de Anderson Lopez, propõe exercitar o fazer teatral através de jogos e exercícios cênicos, alem de fornecer noções básicas para realização de uma leitura dramática a partir da encenação do texto “Industria da Seca” de Dalva Rodrigues.

A Oficina de Dança Contemporânea tem a Coordenação de Cleiton Sia, possibilitando os alunos o entendimento das possibilidades do corpo que cria e se expressa. Permitindo que os participantes conheçam os fragmentos do folclore e cultura popular instigando-os a criar sua coreografia e se expressar na dança por meio desses novos saberes. Cleiton Sia está classificado para a semifinal  do "Se Ela Dança, Eu Danço", do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Esse concurso é o maior da América Latina.  Veja reportagem do Itaponews Taquaritubense está na semifinal do Se Ela Dança Eu Danço(SBT) As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo são espaços da Secretaria da Cultura voltados para a  inclusão sociocultural, por meio da difusão e formação artística. Os cursos oferecidos contemplam diversas categorias artísticas, como dança, teatro, circo, fotografia, artes plásticas, música e  gestão cultural. As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pessoalmente na instituição em que elas são oferecidas.

Atualmente, são 21 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, sendo 15 na capital e 6 no interior.
Além dos cursos regulares, as Oficinas oferecem uma extensa programação de espetáculos ao longo do ano. A programação completa e informações de inscrições estão disponíveis no site: http://www.oficinasculturais.org.br  (Com a imprensa do município)

Notícias relacionadas