Taquarituba reutiliza pneus velhos em estrutura de contenção

Economia, qualidade e cuidado com o meio ambiente

Com foco no respeito ao meio ambiente, economia e durabilidade, a Prefeitura Municipal de Taquarituba, através das Coordenadorias de Obras Públicas e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, empregou a técnica de utilização de pneus velhos para estrutura de contenção de uma calçada na rua Joana Rosa Calixto Souza, próxima à rodovia Eduardo Saigh.

Os pneus seriam destinados à reciclagem para produção de asfalto, conforme relata o Coordenador de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Gabriel Soldera.

“Desde o começo do ano estamos destinando corretamente os materiais que estavam acumulados no galpão da Associação de Reciclagem, através de parcerias, e esses pneus nós deixamos separados para a construção dessa contenção na calçada.

Pneus armazenados de forma inadequada geram resíduos que comprometem o meio ambiente, além de contribuir com a proliferação do mosquito da dengue. A utilização em obras de engenharia é viável, pois além de reduzir os custos e apresentar grande eficiência mecânica, também apresenta uma solução para reduzir o acúmulo do material. A técnica não exige mão de obra especializada e nem maquinários pesados, podendo ser organizados manualmente no local onde será feita a obra”, explica Soldera.

Para o prefeito Éder Miano, ações de reaproveitamento demonstram a preocupação com questões ambientais e econômicas.

“Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, os pneus são resistentes às ações do tempo, gerando economia com a consequente redução dos gastos com outros tipos de materiais. Recentemente a prefeitura também reaproveitou materiais metálicos da antiga cobertura da Praça São Roque, com os mesmos objetivos ambientais e econômicos. A nossa responsabilidade está muito além da construção em si, e sempre que houver viabilidade estaremos reutilizando materiais”, ressaltou o prefeito Éder Miano

Compartilhar

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments