Telefônica Vivo entra para ajudar no monitoramento de riscos e alertas climáticos do Brasil

Acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Cemaden beneficiará populações de áreas de risco diante de eventos climáticos extremos – A Telefônica Vivo assinou hoje, em Brasília, acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden – para a implantação de uma rede de coleta de dados, visando a melhoria do monitoramento de eventos extremos de origem meteorológica.

O sistema estará particularmente voltado para a ocorrência de cheias, inundações, deslizamentos de terra, secas e estiagens.

No total, 1.500 pluviômetros serão instalados em edifícios do governo federal e em ERBs – Estações Rádio Base (torres de celular). Esses equipamentos serão ligados à rede de telefonia móvel da Vivo (SMP) existente próximo às áreas de risco selecionadas pelo Cemaden. As informações coletadas pelos pluviômetros serão enviadas por meio da tecnologia 3G/GPRS à plataforma M2M (Máquina a Máquina) da empresa, denominada Vivo Clima, para armazenamento e gestão de dados, bem como à plataforma de monitoramento do Cemaden.

Com o envio de dados on-line ao Cemaden, o tempo de resposta a possíveis emergências será muito menor em relação ao existente hoje. "Este acordo contribui para mudar a característica do monitoramento pluviométrico, tornando-o mais ágil e eficaz do ponto de vista da proteção das pessoas que vivem em áreas de risco", afirma Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo. De imediato, serão instalados 252 pluviômetros em 19 estados. 

Desde o início de 2011, a Telefônica Vivo vem negociando a implantação do sistema junto ao Ministério e ao Cemaden. Em junho de 2012, a empresa iniciou um projeto piloto na cidade de Mauá, na região do ABC paulista, com a implantação do "Vivo Clima", uma plataforma M2M que captura e faz a gestão dos dados. Estudos demonstram que as mudanças climáticas têm provocado eventos cada vez mais severos e frequentes, demandando monitoramento mais efetivo para ações rápidas junto à população.

"Faz parte da estratégia da Telefônica Vivo alinhar o uso da tecnologia a ações que possam promover mudanças positivas na vida das pessoas e na sociedade em geral", enfatiza Valente.
A empresa acredita no poder das tecnologias da informação e comunicação para a redução e adaptação dos impactos climáticos, visando ao aumento da segurança e à melhoria da qualidade de vida da população. (Da Assessoria de Imprensa da Telefonica Vivo)

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