Modelo conta com duas opções de motorização e cinco versões
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
Há dois anos, exatamente no dia 25 de março de 2021, a Toyota apresentou o Corolla Cross, modelo que chega na linha 2023 com a opção de duas motorizações e cinco versões: as XR, XRE que o ItapoNews teve a oportunidade de conhecer e avaliar, e a GR-Sport com motor 2.0L Dynamic Force; e as XRV Hybrid e XRX Hybrid com a motorização híbrida Hybrid System.
Na linha 2023 a principal novidade do Toyota Corolla Cross 2023 é a segurança. Agora o modelo está ainda mais equipado, pois desde a versão de entrada vem com o Toyota Safety Sense.
O motor 2.0L Dynamic Force é flex e rende até 177 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Sua transmissão é a Direct Shift de dez marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta.
A motorização híbrida combina três motores: dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O motor a gasolina é o 1.8L VVT-i 16V flex, com até 101 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Esse motor funciona em conjunto com os motores elétricos que entregam 72 cavalos de potência.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Toyota Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
As versões híbridas possuem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
O modelo também recebeu atualizações no painel de instrumentos e o computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, agora contam com tela digital TFT de sete polegadas colorida, que era exclusividade da versão topo XRX Hybrid.
As versões XRE e XR do Corolla Cross, que já tinham sensores de estacionamento traseiros, também receberam sensores dianteiros na linha 2023 para facilitar as manobras de estacionamento e proporcionar mais comodidade e segurança para os ocupantes e demais usuários das vias.
Grande novidade da linha 2023: versão esportiva GR-Sport
A versão GR-Sport, assinada pela GAZOO Racing, conta com apelo esportivo e opções de pinturas monotone e dualtone, além da nova configuração da suspensão MacPherson, elevando o grau de direção esportiva.
A versão vem com modos de condução Normal, Esportivo e Eco, que se adequam ao estilo e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, de acordo com a demanda.
A nova versão ressalta o apelo esportivo ao equipar para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.
Na carroceria, versão ganha spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.
Por dentro a versão tem bancos de couro e UltraSuede, finamente detalhados com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Os detalhes estéticos de revestimento foram incorporados ao volante em couro e costura vermelha. Agregando ainda mais exclusividade ao modelo, há uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade.
Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.
O Corolla Cross GR-Sport também oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.
O Toyota Corolla Cross GR-Sport tem uma lista de tecnologias entregues por meio do sistema Toyota Safety Sense (TSS): sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).
O veículo é equipado com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA).
A versão possui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão incluídos Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
Mais sobre o sistema de segurança Toyota Safety Sense
O TSS contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal – PCS, que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar pedestres, ciclistas e veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Já o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa – LTA, com função de Alerta de Mudança de Faixa – LDA, em determinadas circunstâncias ele é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.
Os Faróis altos automáticos – AHB são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
E finalizando, o Controle de Cruzeiro Adaptativo – ACC é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.