Transplantes de órgãos: FMB/Unesp promoverá curso

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promoverá, dias 19 e 20 de outubro, no Anfiteatro da Patologia, o 1º Curso de Transplantes. A capacitação será em comemoração à marca de 500 transplantes renais realizados desde que o procedimento começou a ser realizado na unidade, há 22 anos. Só no Estado de São Paulo existem 170 mil pessoas na fila de espera para transplante.


Participarão do evento médicos da própria instituição e outras autoridades no assunto em todo o Estado de São Paulo. Atualmente, existem cerca de 170 mil pessoas na fila de espera por um órgão no Brasil.

O Programa de Transplantes do HC/ UNESP, comprometido com as diretrizes da atual Superintendência e Diretoria da unidade, está investindo em recursos humanos e materiais para futuro credenciamento na área de Transplante de Pulmão e Coração.

Atualmente, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp realiza transplantes de rim e córnea; tanto que em 2009, o HC foi listado entre os maiores serviços do Estado, com 68 transplantes renais. Naquele ano, nove pessoas doaram múltiplos órgãos no Hospital das Clínicas. Ainda em 2009, o HCFMB chegou a realizar quatro transplantes renais ao mesmo tempo.

A FMB oferece programas de residência em Transplante Renal e Transplante de Fígado. Saiba mais sobre esse assunto no site da FMB/Unesp
 

Notícias relacionadas