Tratamento digno: Itararé inaugura a Casa de Passagem

A Prefeitura Municipal de Itararé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou nesta quarta-feira, 06, a “Casa de Passagem”, que faz parte do Programa de Atenção ao Morador de Rua. Nesse local os atendidos passam a contar com banheiro, material de higiene, cama, lençóis,  cobertores e alimentação com café da manhã e janta(almoçam na Assistência Social). Foto: ao centro, prefeito Luiz César Perucio


 
Esta Casa de Passagem está localizada na Rua Djalma Dutra, s/n ao lado do Ciretran e estará funcionando das 19h às 08h30 de segunda a segunda com a presença de dois “cuidadores” em sistema de revezamento. Segundo a assistente do CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, Sonia Advgauskas, “a primeira recomendação para os moradores que chegarem à Casa de Passagem, é de que os mesmos tomem um banho e façam toda a higiene pessoal necessária”. Para isso, eles estarão recebendo gratuitamente e de forma individual, shampoo, sabonete, pente, escova e pasta dental, além de uma roupa de troca que será fornecida pelo Fundo Social através das arrecadações que são regularmente realizadas em Itararé. “Todos eles terão ainda, um armário individual para guardar seus pertences. Mas para que um morador de rua venha a usufruir da Casa de Passagem, ele precisa se cadastrar junto ao CREAS, para que a Prefeitura possa ter o controle exato de pessoas” diz Sonia. Outro detalhe importante é com relação a faixa etária, pois somente serão aceitos aqueles que estão acima dos 18 anos.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, os “cuidadores” da Casa de Passagem serão os responsáveis por fazer o café da manhã, o jantar e cuidar da disciplina da Casa. Todos os moradores são orientados a obedecer ao regulamento interno. Já para o almoço, os moradores desta Casa, serão convidados a se dirigirem até a Secretaria de Assistência Social para almoçar com as demais pessoas que sempre recebem a sua refeição diária naquele local. 

Na oportunidade da inauguração, a Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Perucio Silva de Oliveira disse que “nunca houve uma Casa de Passagem em Itararé para abrigar os moradores de rua. Antes havia somente um albergue para migrantes, ou seja, aqueles que vinham de fora e passavam por Itararé. Agora é diferente, pois as pessoas que serão atendidas aqui, nesta Casa, são os moradores de rua da nossa cidade que há muito tempo se abrigam em praça pública e nas ruas de nossa cidade. Agora, tenho a certeza de que, como pessoa e cristã, tenho a consciência tranquila de poder fazer algo a mais pelo mais necessitado e posso dormir em minha cama aquecida, sabendo que estas pessoas também terão uma cama aquecida, um banho quente, alimentação e principalmente a dignidade de cidadão resgatada”, disse emocionada a Secretária.

Para o prefeito Cesar Perucio, “este é um sonho e uma promessa de campanha que foi realizado graças ao empenho de todos. Estão todos de parabéns pelo trabalho executado e tenho a certeza de que todo o povo de Itararé está comemorando junto com a gente mais esta vitória, pois ela mexe com pessoas menos favorecidas e que agora vão ter um teto sobre suas cabeças, um lugar para dormir bem, se alimentar, tomar banho e ter a sua dignidade como gente da gente”.

Na oportunidade, o Pe. Jiucinei de Jesus Cambui abençoou a Casa de Passagem e deu os parabéns por tão importante obra, numa demonstração de carinho e amor ao próximo por parte da Secretaria de Assistência Social e da atual administração. (Da Assessoria de Imprensa)
 

Notícias relacionadas