Tribunal de Contas: prefeita de Barão de Antonina participa do Laboratório do Futuro

A prefeita Maria Neres de Barão de Antonina participou na última quarta-feira (31/01), na capital paulista, da apresentação do Laboratório do Futuro, núcleo de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Entre os convidados estavam representantes da ONU (Organização das Nações Unidas), da Universidade de São Paulo e de mais de 40 Prefeitos de cidades paulistas.

“Implementar os ODS não é trabalho de um único órgão. Isso tem que ser resultado da mobilização e conscientização de cada um de nós. Temos que promover a maior integração possível entre governos e sociedade para que, cada vez mais, haja divulgação e assimilação desses objetivos pelos agentes públicos e pelos cidadãos”, declarou o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo.

Os ODS fazem parte de uma agenda aprovada por lideranças mundiais para a promoção da governança democrática, preservação da natureza e erradicação da pobreza. Para que ela seja implantada, os 193 países-membros da ONU se comprometeram a desenvolver políticas públicas que estimulem a prosperidade, levando em conta questões econômicas, sociais e ambientais.

O observatório promoverá cursos, desenvolverá atividades de capacitação de servidores e ainda ajudará na sistematização e divulgação de dados e de boas práticas sobre o tema. Com isso, a Corte pretende auxiliar os gestores na inclusão dos ODS no planejamento das administrações e na tomada de decisões mais conscientes.

Para medir o avanço das metas da ONU, o núcleo utilizará informações do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O indicador do TCESP também será usado como ferramenta oficial das Nações Unidas para monitorar a evolução dessas diretrizes nas Prefeituras e no Estado. Nove dos 17 ODS já são avaliados pelo IEG-M. Em 2017 o município de Barão de Antonina obteve média B, no índice de efetividade.

Notícias relacionadas