
“Muitas vezes, os munícipes não percebem que a colocação de lixeiras em muros e grades de residências pode causar acidentes com deficientes visuais”, aponta.
Dessa forma, a futura legislação terá como foco amenizar os riscos de acidentes. “A iniciativa tem um caráter educativo inicial”, esclarece. “Mas, também irá prever punições àqueles que não cumprirem suas determinações”, acrescenta.
O vereador Carlos Trigo explica que a colocação de lixeiras residenciais não será proibida, mas padronizada. “Serão determinados aspectos como altura e dimensões, além da obrigatoriedade de instalação próxima ao meio-fio”, ressalta. “O que não deverá ser permitida é a colocação das lixeiras nas grades e nos muros das residências”, destaca.
O vereador Carlos Trigo relata que as reclamações sobre a questão são frequentes. “Constantemente sou procurado por deficientes visuais que reivindicam a padronização da instalação de lixeiras residenciais, com o objetivo de diminuir as ocorrências de acidentes desse tipo”, diz.
Por fim, o parlamentar afirma que obteve o apoio do Prefeito Municipal. “Esperamos que nossa reivindicação seja atendida em curto espaço de tempo”, finaliza o vereador Carlos Trigo, líder do PT na Câmara Municipal de Botucatu. (Da Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu)