Tropeada começa hoje com jantar em Itararé

A 5ª. Tropeada de Itararé a Sorocaba começa hoje(20) às 19h no Centro de Eventos (Estação Sorocabana), com a Cerimônia de Abertura e recepção das comitivas participantes bem como das autoridades dos municípios desta região, para um jantar. Este evento cultural tem objetivo de manter viva a história dos nossos antepassados, seu modo de vida e como eram a economia e os meios de transporte e comunicação pós descobrimento do Brasil e explorações feitas pelos Bandeirantes. Tudo era movimentado com a ajuda de animais, principalmente pelos muares por serem mais resistentes a longas viagens. Confira a programação

Por cerca de quatro séculos o Tropeirismo no Brasil foi fundamental no desenvolvimento e na integração do país. Ele fez o papel que hoje fazem as indústrias automobilística, ferroviária, aeronáutica, naval e nas comunicações os correios, telefone e internet.

O mais interessante de tudo isso é que o Caminho das Tropas, desde Viamão-RS, passando por Santa Catarina e Paraná, passava exatamente por nossa região, começando, no lado paulista pela cidade de Itararé até Sorocaba. Isso tudo também se resume na interessante música e letra “Tropeiros”, interpretada por Nilo Bairros de Brum – clique para baixar.

A promoção desse evento é do Circuíto Turístico e Cultural Caminho Paulista das Tropas, com a Associação Cultural Turística e Tropeira de Sorocaba e Região, e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, em comemoração à Semana Estadual do Tropeiro.

A saída da 5ª. Tropeada será amanhã, 21, da Estação Ferroviária de Itararé, às 9h. À medida que ela vai segundo irá se engrossando, com a entrada das demais comitivas dos municípios do circuito, até Sorocaba. O trajeto será de 230 km aproximadamente.  Confira a programação ao longo dessa tropeada.

 

Notícias relacionadas