Turismo: Botucatu recupera, por R$ 600 mil, locomotiva para passaseios a Rubião Júnior

Recuperação da Maria Fumaça (2)Recuperação da Maria Fumaça (3)O secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, esteve em Sorocaba na semana passada para verificar o andamento das obras reforma e recuperação da locomotiva conhecida como “Vintinha” que por muito tempo ficou exposta no pátio da Secretaria Municipal de Saúde.

Recuperação da Maria Fumaça (7)Através de processo licitatório, a Prefeitura contratou a empresa L.P.Locomotivas para a execução do serviço que teve início em novembro do ano passado. “Essa é a segunda visita que fazemos à empresa. A primeira delas foi quando começaram a desmontar a locomotiva para verificar suas reais condições e iniciaram a limpeza geral”, comenta Pimentel.

O secretário ficou impressionado com a velocidade com que o trabalho avançou. A equipe que trabalha na recuperação da conhecida “Maria Fumaça” já fez a restauração de uma série de peças em bronze e ferro. A caldeira que alimenta a máquina, uma das principais preocupações, passou por criteriosa avaliação e segundo os técnicos encontra-se em excelente estado.

Recuperação da Maria Fumaça (8)“Para nossa surpresa, o estado geral das peças foi considerado muito bom. As peças de lata serão trocadas por conta da longa exposição ao tempo. O polimento transformou as peças em cobre. A cabine receberá atenção especial e será instalado um limpa-trilho. As pessoas vão se surpreender com o resultado final”, anuncia Pimentel.

A reforma e recuperação da locomotiva e a reforma completa de um carro de passageiros com capacidade para transportar 40 pessoas custará R$ 600 mil. O projeto elaborado pela Subsecretaria de Turismo é de viabilizar um trem turístico para fazer viagens aos fins de semana entre Botucatu e Rubião Júnior.

Notícias relacionadas