Turismo: Coronel Macedo passa a integrar a Região Turística dos Cânions Paulistas e sedia a 5ª reunião para a criação do grupo

Na manhã desta quinta-feira (23) , representantes de oito municípios – Coronel Macedo, Itararé, Itapeva, Bom Sucesso de Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Apiaí e Guapiara – se reuniram no Centro Comunitário João Batista Tonon Sobrinho, para, num trabalho inicial de organização discutir e apresentar as potencialidades de cada um visando a elaboração de um documento inicial à consolidação da Região Turística dos Cânions Paulistas, que tem perfil ideal para atender as fortes demandas em crescimento no seguimento de turismo contemplativo e de aventura.

Depois de tudo organizado e legalizado a Região Turística dos Cânions Paulista poderá se beneficiar de repasses do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, para aplicação em infraestrutura turística nas oito cidades integrantes.

Abrindo o encontro estiveram o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, o seu chefe de governo André Cruz, o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Roque Garcia, e José Benedito Neto, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, que deu as boas vindas aos presentes e falou do propósito daquele encontro.

Em seguida, o prefeito “Betinho” falou dos vários atrativos do município, como a famosa Pedreira, os 19 quilômetros de represa com grande diversidade e abundância de peixes, na região do município limitando com Taguaí e Fartura, além de outras belezas naturais e dos verdes campos de uma diversificada e forte agricultura.

Betinho disse que nos 54 anos de existência do município não foi dado um olhar para o Turismo, e muitos moradores até hoje desconhecem as suas belezas e potencialidades, as quais a partir de agora passam a ser divulgadas.

“Somos um município pequeno, com cerca de 5.000 habitantes. Mas, recentemente conversei com o Sr. Toninho, que é gari aqui na cidade e é muito religioso. Eu disse a ele que lembrasse do sermão do padre. A gente é pequeno, mas, quando a gente pega na mão do irmão, a gente cresce um pouco mais”, disse ele para destacar a importância daquela reunião com a participação de oito municípios.

“Então é isso, estamos aqui pequeninos, mas dispostos a aprender com vocês para juntos, de mãos dadas podermos crescer mais um pouco”, finalizou.

Falando sobre essa realização, o interlocutor do grupo Edilson Moraes explicou que essa 5ª reunião para a criação da Região Turística dos Cânions, foi uma ideia inicial que surgiu a partir do Circuito Paulista dos Cânions, do Mapa Turismo Paulista, que contava com muitos municípios do Verde Sudoeste, mas que não tinha participação efetiva de todos os municípios.

Após, foi exibido um vídeo sobre as belezas de Coronel Macedo e em seguida foram iniciados os trabalhos da reunião com orientações dos coordenadores, exposições e discussões que se estenderam até ao meio-dia, encerrando com um delicioso almoço no Salão Paroquial.

Ficou definido que a próxima reunião será na cidade Guapiara, no mês de julho.

Notícias relacionadas