Um dia após formatura, alunos do JEPOE de Itararé realizam serviços comunitários no município

Além do trabalho, jovens participam de cursos profissionalizantes – Após receberem o certificado do Curso de Formação Cidadã, nessa segunda-feira (26), os 125 alunos do projeto Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual (JEPOE), participaram do primeiro dia de trabalho, nesta terça-feira (27).

Os adolescentes foram divididos em grupos para a realização de serviços comunitários para a Prefeitura conforme a necessidade de cada setor. Além disso, os estudantes participam de cursos profissionalizantes.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perúcio, o trabalho é realizado no contraturno da capacitação. “Os jovens que fazem o curso a tarde, realizam o serviço pela manhã e vice-versa, um dia sim um dia não, já as aulas são todos os dias”, explica.  

Ainda segundo Luciana, no grupo da manhã 36 adolescentes participaram da ação. “Nesse período os educandos foram divididos para ajudar nas decorações de Natal, limpeza da praça São Pedro, confecção de enfeites e serviços administrativos na área da Educação, Cultura e Paço Municipal”, comenta.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa gera um aprendizado para vida toda. “Estou muito feliz em poder trazer para Itararé um projeto que visa dar as ferramentas necessárias para os jovens ingressarem no mercado de trabalho”, enfatiza.

Saiba mais – O programa Jovens no Exercício do Programa de Orientação do Estado (JEPOE), por meio de cursos de qualificação profissional e formação cidadão, desenvolverá com esses adolescentes atividades sociais e ações comunitárias. Apenas 16 municípios foram contemplados para participar da fase inicial do projeto. Itararé foi um deles, além de ser a única cidade escolhida da região. O feito é graças a boa gestão do prefeito, Heliton do Valle.

 

Notícias relacionadas