UPA de Itapeva inicia atividades na próxima segunda-feira

A Unidade de Pronto Atendimento de Itapeva, que será inaugurada nesta segunda-feiraUnidade funcionará 24 horas por dia para atender pacientes do município com 88.451 habitantes – Na próxima segunda-feira, 03/06, às 10h00, será realizada a cerimônia de abertura oficial da Unidade de Pronto Atendimento de Itapeva (UPA), que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre

as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências, voltada aos pacientes do município.

Para o prefeito Roberto Comeron(PMDB), “o paciente terá um atendimento de qualidade graças à estrutura física do prédio e aos profissionais qualificados”. Ao todo, a nova Unidade contará com oitenta servidores da Secretaria Municipal de Saúde, cuja equipe é formada de enfermeiros, técnicos de enfermagens, farmacêuticos, auxiliares de serviços gerais, técnicos em raio X, médicos e pediatra. “A nossa UPA conta com um atendimento que prioriza quem mais necessita de atenção no momento. A estrutura será composta por profissionais qualificados que terão à disposição equipamentos modernos para atender a nossa população”, acrescentou Comeron, que no último sábado se encontrou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Manduri (SP),

Unidade foi toda equipada para melhor atendimento aos pacientesDe acordo com a coordenadora da UPA de Itapeva, Ana Paula Lagisck, “esta Unidade também permitirá ao paciente fazer exames laboratoriais, eletrocardiograma e obter diagnósticos de raio X sem ter que se deslocar do prédio, onde o paciente, se precisar, terá esse apoio diagnóstico na própria UPA. Vamos ter conexão direta com a atenção básica, que são os postos de saúde, facilitando o acompanhamento dos casos de cada paciente”.

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as UPAs funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). Na avaliação da coordenadora da UPA, “além da ampliação do horário do atendimento aos pacientes, a UPA – Itapeva vai contribuir para desafogar a grande procura que hoje tem a Santa Casa”.

A construção da UPA de Itapeva foi iniciada em 2010 e teve a sua abertura adiada depois que uma equipe de técnicos identificou problemas na estrutura física do prédio, como infiltração e serviços inacabados. Além disso, algumas salas de diagnóstico tiveram seus equipamentos danificados em razão das fortes chuvas que caíram no início deste ano. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Tassinari, o governo atual investiu aproximadamente R$ 150 mil reais na UPA. “Desde janeiro estamos trabalhando para iniciarmos o atendimento aos pacientes com a aquisição de novos equipamentos e investimentos na formação de um corpo clínico qualificado para melhor atender a nossa população”, disse o secretário. (Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva-SP)

Quando Procurar a UPA

Notícias relacionadas