USP lidera na América Latina avaliação internacional que abrange pesquisa e inovação

Já em nível global, a USP passou do 61º para o 47º lugar, um avanço em relação ao ano anterior

O laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), da Espanha, divulgou o ranking de instituições 2021, chamado de SCImago Institutions Rankigs (SIR). No total, 7.533 instituições de todos os continentes foram analisadas, por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de métricas, pesquisa, inovação e impacto social, medidos por visibilidade na internet.

Na classificação geral do SIR, delimitada por América Latina, a Universidade de São Paulo (USP) ficou na primeira posição. Já em nível global, a USP passou do 61º para o 47º lugar, um avanço em relação ao ano anterior, e sendo a universidade latino-americana mais bem avaliada.

Esse ranking tem o diferencial de incorporar não apenas instituições de ensino, mas também empresas que fazem pesquisa, como órgãos governamentais e entidades sem fins lucrativos.

Em desempenho de pesquisa, os critérios são quantidade de publicações, cooperação internacional em rede, especialização de assuntos e impacto científico. Nesse indicador, a USP foi a universidade da América Latina que mais publicou artigos científicos indexados na base de dados da Scopus® (Elsevier B.V.), que embasou o SRI.

Na avaliação por inovação, a Universidade de São Paulo ficou como sexta colocada da América Latina. No indicador social, a USP classificou como primeiro lugar da América Latina.

Para o alcance desse resultado proeminente da Universidade de São Paulo, todas as unidades, inclusive a Faculdade de Medicina da USP, contribuíram por meio do trabalho dos Professores, Pesquisadores, colaboradores e alunos, agregado ao apoio de fontes de investimentos como FAPESP, CAPES, CNPq e outras entidades parcerias, inclusive do exterior, que incentivam e promovem juntamente com a USP a pesquisa, inovação e contribuição social de excelência.

Consulte SCImago Institutions Rankigs 2021, por tipo de indicador, localidade, diferentes agrupamentos de instituições e ano de publicação, acesse https://www.scimagoir.com/rankings.php.

Notícias relacionadas