Vereador de Itapeva pede Universidade Federal para o município

O vereador Ney(PMDB) reivindica Campus da Universidade Federal de São Carlos para  Itapeva. A Moção recebeu apoio dos demais vereadores e foi aprovada em Plenário na sessão da última segunda-feira, 19. O pedido foi encaminhado aos parlamentares da Bancada do PMDB na Câmara Federal.

 Foi aprovada em Plenário Moção de Apelo dirigida ao Deputado Federal  Michel Temer,  Presidente da Câmara Federal,   para que envide esforços no sentido de ser implantado um campus da Universidade Federal de São Carlos em Itapeva. A solicitação do vereador Ney Gonçalves (PMDB) foi também encaminhada aos deputados federais da Bancada do PMDB Antonio Carlos Martins de Bulhões e Francisco Rossi de Almeida, para que  apoiem a iniciativa.

O pedido se justifica, conforme explicou o vereador Ney, devido à política educacional do Governo Federal no sentido de instalar campus de universidades federais em diversas regiões do país.

A luta por cursos gratuitos é uma antiga reivindicação do Legislativo Itapevense, pois a grande maioria dos estudantes que concluem o ensino médio não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades de um curso superior, e por falta de opção acabam interropendo seus estudos.

Em consequência  ficam impedidos de seguir uma carreira profissional de sucesso, uma vez que a concorrência no mercado do trabalho está cada vez mais acirrada  e exigente no que se refere a profissionais qualificados, que atendam às constantes mudanças da tecnologia.. Sem uma formação de nível superior, os jovens engrossam as fileiras dos excluídos e acabam contribuindo para a elevação das taxas de desemprego.

De acordo com um estudo efetuado a situação sócio-econômica da nossa população estudantil está assim constituída: aproximadamente 50% pertencem às classes E e D, 30% a 40% pertencem à classe C ficando o restante distribuídos entre as classes B e A.

Salientou Ney que "a  falta de opção de cursos de nível superior gratuitos em nossa região é muito grande, pois contamos com apenas um curso da Unesp – Engenharia Industrial Madereira e os demais cursos existentes são de Instituições Particulares, e com isso a maioria  dos estudantes não consegue dar sequência aos seus estudos".

Por isso, acredita o vereador  que a implantação de um campus da Universidade Federal de São Carlos na região, além de ser mais uma alternativa para a juventude trará, conseqüentemente, mais indústrias, mais empregos e maiores possibilidades de desenvolvimento para o sudoeste paulista.

Sendo assim,  solicitou do Presidente da Câmara dos Deputados. Michel Temer  que interceda junto aos órgãos do Governo Federal para que a região de Itapeva seja beneficiada com um campus da Universidade Federal de São Carlos. (Madalena Ferreira, da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva) 

 

Notícias relacionadas