Vereadores de Itapeva discutem atendimento de saúde no Pacova, cujos moradores estão recorrendo ao município de Taquarivai

O Presidente da Câmara Paulo de la Rua encaminhou ofício ao Prefeito  e ao Secretário de Saúde, relatando a situação e pedindo providências para garantir atendimento no setor de saúde aos moradores do Pacova e adjacências. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 25, na Câmara Municipal de Itapeva, por solicitação da Prefeita de Taquarivai Maria Sebastiana Priosti – Cecé, da qual participaram o Presidente da Câmara Paulo de la Rua Tarancón;  os vereadores Júnior Guari, Eliel Ferreira, Áurea Aparecida Rosa, Marmo Fogaça, Ney Gonçalves, Paulo Tarzã, o Presidente da Câmara de Taquarivai ,  Edson Sima e o vice-presidente  Mauro Ernesto Moreira (Chile), foi discutida a situação do atendimento da saúde no Bairro do Pacova e adjacências (Avencal, Coelhos, Lemes e Carvalhos).

Segundo relatou a prefeita Cecé, que na ocasião estava acompanhada da Coordenadora  de PSF dos bairros, Sra. Tatiane, os moradores do Pacova tem procurado atendimento de saúde no PSF dos Formigas, tendo em vista que atualmente a unidade daquele bairro não tem funcionado adequadamente. Ela argumentou que a situação é problemática, porque os serviços prestados em PSF são limitados a um determinado número de habitantes  e, além disso, de um ano para o outro é elaborado um planejamento no orçamento definindo os recursos a serem aplicados na saúde, levando-se em conta os percentuais que devem ser direcionados para esse setor.

Em contato com a população do Bairro Avencal a prefeita Cecé se comprometeu a ter um diálogo com as lideranças políticas de Itapeva, para que seja encontrada uma solução viável para essa questão, pois a comunidade não pode ficar sem o devido atendimento de saúde, principalmente no que se refere aos procedimentos básicos, que são oferecidos pelas unidades de saúde, como consultas, exames e medicamentos.

Atualmente a comunidade do Pacova e bairros próximos é atendida na unidade de saúde do São Roque, porém essa situação se torna inviável, devido à distância, e principalmente pela falta de transporte para essa finalidade. Isso ocorre, porque, segundo informações da própria população, a unidade de saúde do Pacova não conta com equipe (médicos e enfermeiros) para os atendimentos básicos de saúde. Em conseqüência dessas limitações a comunidade procura o PSF dos Formigas, pertencente a Taquarivai, criando muitos transtornos a administração municipal daquele município, devido aos escassos recursos, que hoje é uma dura realidade em nosso País.

Diante da situação, a  Câmara Municipal, de Itapeva solicitou do Prefeito Luiz Cavani e do Secretário de Saúde Marco André  D’Oliveira  que sejam adotadas as providências cabíveis no que se refere ao atendimento à saúde no Bairro Pacova e adjacências, lembrando sempre que cabe ao Poder Público priorizar o setor de saúde, como forma de garantir qualidade de vida à população. (Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Itapeva)

Notícias relacionadas