
O Vigilantes da Saúde é um programa que vem ao encontro de outros programas que levam às comunidades itapevenses exames, como glicemia e aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV, índice de massa corpórea e vacinação, além de informação e orientação.
A aposentada Maria de Lurdes Sampaio aprovou a iniciativa. Ela foi uma das pessoas que passaram pela Praça dos Camelôs, no centro da cidade, e se depararam com os estandes da Secretaria de Saúde na tarde desta quinta-feira, dia 05 de maio.
Lá ela tirou dúvidas com os servidores presentes e verificou as suas condições de saúde. O marido, Geraldo, já tinha passado por lá de manhã e transmitiu o recado. “Ele me contou que aqui estavam fazendo esses exames”, conta ela.
Nesta quinta, a ação foi realizada na Praça dos Camelôs, mas a cada primeira quinta-feira do mês, será escolhido um ponto estratégico da cidade.
De acordo com o secretário municipal da Saúde de Itapeva, Marco André D’Oliveira, as pessoas que apresentam pressão arterial e glicemia alterada são encaminhados para atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde.
O secretário afirma que a iniciativa tem como objetivo o atendimento da população em locais públicos de grande movimento. “Essa é uma alternativa para alcançarmos toda a população. Vamos poder atender pessoas que estão indo ou voltando do trabalho e que muitas vezes têm dificuldades para procurar uma Unidade de Saúde”, explica o secretário.
“A proposta é que todos os meses o programa se instale em um local de grande movimentação de pedestres. Vamos tentar chamar a atenção das pessoas para a importância da adoção de práticas saudáveis”, resume o secretário municipal de Saúde. (Bárbara Laranja e Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação)