Você é mesmo Corinthiano? Macho?

O termo macho usado no título desta matéria não tem nada a ver com a opção sexual de cada um, mas com a coragem e disposição de todos aqueles que queiram participar de uma importante campanha. Hemocentro do Hospital das Clínicas/Unesp (HC) passa a fazer parte de uma campanha nacional promovida pela torcida do Corinthians para captação de sangue entre os apaixonados pelo “Timão”. A data para que os torcedores compareçam ao Hemocentro do HC e realizem sua doação está programada para 6 de março. O termo macho usado no título não tem nada a ver com a opção sexual de cada um, mas com a coragem e disposição

 A Campanha “Sangue Corinthiano” tem o objetivo de promover, três vezes ao ano, o "Dia de Corinthiano Doar Sangue", fidelizando e conscientizando os torcedores pelo Brasil sobre a importância da doação de sangue. Em Botucatu, todos os integrantes da Fiel, que integrem ou não torcidas organizadas, estão convidados para essa demonstração de solidariedade e amor ao próximo.

 O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Centenas de importantes cirurgias são canceladas por falta de sangue. O Hemocentro do HC, da mesma forma, está constantemente precisando de ajuda.

  “Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do Sangue Corinthiano que corre em nossas veias. Vamos combinar um dia para vestirmos nosso manto sagrado, doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida”, diz Milton Oliveira, idealizador da campanha.

 A campanha, no Hemocentro do HC, que poderá receber doadores de toda a região de abrangência do hospital, terá uma página na internet onde serão divulgadas informações e fotos das ações, inclusive do dia da doação, no endereço: (http://botucatu.sanguecorinthiano.com.br/).

 “Atualmente o Hemocentro precisa de sangue O positivo, mas todos os tipos sanguíneos serão bem-vindos. É importante que a população esteja consciente que doar sangue é um ato de ajuda ao próximo”, ressaltou Aparecida Donizete Franco, assistente social e responsável pela captação de sangue do Hemocentro.

 Todos os corintianos que doarem sangue receberão um certificado comprovando sua boa ação e participação na iniciativa de seu time do coração. A campanha conta com o apoio oficial do Sport Club Corinthians Paulista e das Torcidas Organizadas Gaviões da Fiel e Camisa 12.

 Mesmo a campanha tendo no nome a Torcida Corintiana, qualquer pessoa pode doar, desde que esteja dentro dos requisitos básicos. O horário de funcionamento do Hemocentro do HC é de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 16h30. Aos sábados, das 7 às 13 horas. A unidade fica no campus da Unesp, em Rubião Júnior. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041.

 O Jornal Diário da Serra de Botucatu, Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp e Equipe Sangue Corinthiano de Botucatu coordenam a campanha que beneficiará o Hemocentro do HC/Unesp na cidade.

Requisitos básicos para doação de sangue

* Estar em boas condições de saúde.
* Ter entre 18 e 65 anos.
* Pesar no mínimo 50kg.
* Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

 Impedimentos temporários

·         Gripe: aguardar 7 dias.
* Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
* Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
* Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
* Tatuagem nos Últimos 12 meses.
* Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Sobre a campanha “Sangue Corinthiano”

A campanha esta em sua quinta edição e esta iniciativa já conta com mais de 10 mil adeptos. Só em maio de 2009 foram abertos 40 postos de coleta pelo Brasil. Já é a segunda maior campanha de doação de sangue do estado de São Paulo, ficando atrás apenas da realizada pelos bombeiros e que tem duração de um mês.

 

Notícias relacionadas