Zona rural de Itaí recebe atenção especial da Prefeitura

A manutenção de vias e a ampliação e renovação das estruturas de uso público é um trabalho constante realizado pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Itaí, não só na zona urbana da cidade, mas também no meio rural. São obras que nem todos vêm, mas que têm beneficiado em muito aos itaienses que moram e trabalham em pontos mais distantes do município.


O cascalhamento de estradas vicinais é um desses serviços. Acessos a localidades como Cerrado, Urtiga, Capitania, Laranjal, Santa Terezinha, Mineiros já foram atendidos. Um dos lugares que a equipe vem trabalhando na última semana são as estradas da Praia das Garças. Uma patrola está nivelando as vias e os novos caminhões trucados, adquiridos recentemente pela prefeitura, levam o cascalho para o local. O material para o cascalhamento é retirado de uma nova área providenciada pela prefeitura no Bairro Laranjal, o que vem gerando mais economia para o município. 

No Bairro Santa Terezinha entre as últimas obras realizadas destaca-se a reforma do campo de futebol do Centro Comunitário Mário Rocha. O campo está sendo renovado com 6 mil metros de grama Esmeralda, que é mais adequada para tal finalidade. O barracão do centro comunitário também ganhou uma cobertura metálica, ampliando o espaço para confraternizações e outros eventos da comunidade. Já o centro comunitário do Bairro dos Mineiros teve uma nova pintura.

Ainda no bairro Santa Terezinha foi construído ano passado o Centro Comunitário de Produção da ASCAFE (Associação dos Cafeicultores da Microbacia do Bairro Santa Terezinha). Ele abriga um conjunto de máquinas de beneficiamento, tal como um classificador de grãos verdes. Quase 40 produtores de café são beneficiados. Tal obra veio graças a um convênio firmado pelo município com o Ministério de Minas e Energia, através do Programa Luz Para Todos, e pode atender também produtores de bairros vizinhos como dos Mineiros.

O cuidado da atual gestão com a zona rural deixa a população contente. O morador do campo Celestino Florêncio dos Santos elogia o que tem sido feito, destacando a qualidade da grama que está sendo plantada no campo do Centro Comunitário do bairro Santa Terezinha. Para ele este será o melhor campo rural da região. Santos também elogia a presença do médico no posto de saúde para atendimento dos pacientes no próprio bairro, além do apoio aos cafeicultores. "Não estamos esquecidos", conclui.

Ricardo Martins, operador de máquina, vai sempre para a zona rural fazer manutenções de estradas e vê de perto o que está sendo feito. Ele, que trabalha há 23 anos na prefeitura, relata que em seu ponto de vista nos últimos dois anos houve muito avanço nos serviços de manutenção de estradas e de máquinas. “A atual gestão adquiriu muitas máquinas e faz muito bem a manutenção das que já existem. Além disso os funcionários são bem tratados”, diz.

Para Antonio Aparecido, graças à atenção da atual gestão da Prefeitura Municipal, não falta praticamente nada no Bairro Santa Terezinha. “Dr. Paschoal é muito bom, ele sempre está aqui no bairro. É uma pessoa simples, que conversa com a gente para saber do que estamos precisando”, conta.  Além de obras de infraestrutura, a prefeitura itaiense oferece para o homem do campo vários incentivos como patrulha agrícola, subsídio de sementes, assistência técnica agropecuária, programa de inseminação artificial, vacinação de animais, compra de hortifrutigranjeiros para a merenda escolar, entre outros. “Nossa idéia é avançar sempre, prestigiando o produtor rural e a economia do campo”, diz o prefeito Paschoal. (Da assessoria de Comunicação)
 
 
 

 

Notícias relacionadas