19 de abril, Dia dos Povos Indígenas; movimentações nas aldeias de Itaporanga e Barão de Antonina (fotos e vídeo)

Até 2022, o 19 de abril, criado em 1943 no governo de Getúlio Vargas, era conhecida como “Dia do Índio”, mas em 2022 mudou para “Dia dos Povos Indígenas”. A mudança de nomenclatura ocorreu para valorizar a diversidade étnica e cultural desses povos e reconhecer a pluralidade existente entre as diferentes etnias do país.

Essa nova nomenclatura objetivou combater estereótipos e preconceitos em relação aos povos indígenas, que muitas vezes eram vistos como um grupo homogêneo e sem identidade própria.

Em Itaporanga (SP) tem uma aldeia, a Tekoá Porã, que significa Solo Sagrado, em tupi-guarani, com 13 famílias totalizando cerca de 43 indígenas.

E em Barão de Antonina (SP), a cerca de 10 quilômetros de Itaporanga, existem três aldeias.
São elas: Txondaro Tekoa Mbae, Aldeia (Tekoá) Karugwá, e Aldeia Ywy Pyhau.

De acordo com as informações obtidas da Tekoá Porâ, de Itaporanga, neste 19 de abril a aldeia recebeu alunos, professores e servidores de várias escolas do município e de municípios vizinhos (fotos e ídeos).

A aldeia Txondaro Tekoa Mbae, de Barão de Antonina, com 10 famílias, totalizando 32 pessoas, o dia teve reunião com todos da comunidade para um almoço, e receberam a visita da equipe da Saúde Indígena local e regional.

No domingo (21) recebem visita de estudantes de psicologia, da Unifesp de Avaré (SP). E sobre visitas, elas ocorrem em todo período do ano, sendo de escolares, famílias, amigos, aos quais oferecem atividades de canto, dança, brincadeiras, e venda de artesanatos.

E sobre as aldeias Karugwá e Pyhau, não foi possível ao ItapoNews fazer contatos com elas para obter as informações, o que será feito neste sábado (20).

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments