Chevrolet oferece espaço e conforto com a Trailblazer

Modelo é equipado com motor turbo diesel de 200 cavalos

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A Chevrolet oferece muito espaço e conforto na linha Trailblazer 2022, oferecida na versão única Premier com preço a partir de R$ 352.990,00. O Itaponews teve a oportunidade de conhecer e avaliar o SUV que tem como grandes destaques a opção de sete lugares, seus equipamentos de série, o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência.

Grande e confortável, a Chevrolet Trailblazer 2022 tem 4.883 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 2.845 mm de entreeixos e mesmo assim consegue ser bastante ágil e econômico considerando o seu porte. O SUV é equipado com um motor 2.8 turbo diesel de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força, transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais e tração 4×4 com opção de reduzida. Faz de 0 a 100 km/h em apenas 10,3 segundos.

A frente do segue o atual estilo da linha de utilitários globais do fabricante. Diferencia-se pela grade toda escura com o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada, emblema da marca aparece deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia.

Os faróis são em LED e o para-choque conta com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos principalmente em trajetos off-road.

O mesmo propósito vale para o posicionamento mais elevado dos novos faróis auxiliares, que proporcionam maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como na transposição de trechos alagados.

Observando a lateral do SUV, o destaque são as rodas com design esportivo de 18 polegadas, com bordas usinadas e de seis aros chanfrados com um acabamento grafite exclusivo.

Na parte traseira, a câmera de ré, além do alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens de alta definição. Outra inovação é a função de engate com linha-guia específica, zoom para facilitar a operação de acoplamento e a possibilidade de acionamento temporário da câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.

O Chevrolet Trailblazer 2022 conta com controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e acionar seletivamente os freios do SUV para minimizar o efeito.

No quesito segurança, o modelo conta com seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, alerta de ponto cego e controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração.

É equipado também com o sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.

Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.

O Chevrolet Trailblazer 2022 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.

Imagina a cena: o motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia. Mas caso o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

Alguns recursos garantem conforto aos usuários do modelo, como o sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com bancos com encosto inclinável, sistema de climatização individual e ajustável. Os dois assentos posteriores, aliás, são escamoteáveis.

Dessa forma pode-se abrir mais espaço para bagagem. O compartimento de carga o utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros.

Wi-Fi nativo

O Chevrolet Trailblazer 2022 conta com uma série de recursos inovadores que agregam praticidade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos.

Nos dias de hoje tudo gira em torno da conectividade, e o sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo do modelo, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal e isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.

A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro.

O modelo incorpora ainda a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

Notícias relacionadas

1 Comentário
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Dias da Silva
Sergio Dias da Silva
17 de novembro de 2021 18:15

Excelente carro. Muito caro para o padrão do Brasil.