Itapeva: prefeito Comeron participa de reunião na Gerência Regional do Trabalho

Itapeva_Comeron

E mais: Paixão de Cristo com 100 atores será encenada neste sábado; Aulas na Escola Municipal de Música começam dia 1º de abril; Secretaria da promove 2ª campanha contra sífilis;  Secretaria anuncia implantação do Conselho Gestor do SUS nas Unidades Básicas de Saúde; Prefeitura intensifica campanha contra tuberculose; Cultura divulga relatório de atividades do primeiro trimestre 

 

 

Prefeito Comeron participa de reunião na Gerência Regional do Trabalho

Itapeva_Comeron

Encontro debateu a segurança e a saúde dos profissionais que trabalham no setor de limpeza urbana do município – Na última segunda-feira (25/03), o prefeito Roberto Comeron, o vice-prefeito Geraldo Gegê e três secretários municipais participaram de uma reunião na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Itapeva para discutir a segurança e a saúde dos trabalhadores que prestam serviço de limpeza e coleta de lixo na cidade. Segundo o prefeito, a maior preocupação se refere ao fato de que o ambiente de trabalho é composto de materiais cortantes ou perfurantes, como cacos de vidro e agulhas, o que requer maior atenção. Segundo Comeron, “é preciso garantir os equipamentos necessários e a prefeitura está fazendo a parte dela”.
   
Em Itapeva, a coleta de lixo é realizada por 33 coletores e oito motoristas que cumprem uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. Essa jornada foi considerada excessiva pelo chefe do setor de Inspeção do Trabalho, Andreas Benke, que sugeriu à prefeitura a redução da jornada semanal, levando em conta o desgaste físico que afeta a qualidade de vida e a saúde dos coletores.
   
Benke também sugeriu que o município adote como norma a utilização de pontos de apoio, onde os funcionários possam parar para utilizar sanitários, lavar as mãos e fazer as refeições. Em reposta, o prefeito sugeriu que as unidades de atendimento de saúde nos bairros e as escolas possam ser utilizadas como pontos de parada.
   
Apesar de todo o investimento em segurança feito pela Administração municipal, a tarefa de conscientização sobre os riscos no ambiente de trabalho não parece ser fácil, já que uma boa parte dos funcionários se recusa a utilizar os equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e botas. Esse fato, de acordo com o secretário municipal de Administrações Regionais, Luiz Carlos Piloto, vem sendo alvo de advertências. Segundo Piloto, a prefeitura estuda ainda punir aqueles que descumprirem as determinações com medidas como o remanejamento, advertência, suspensão e até a exoneração do funcionário. “Tudo isso será respaldado pela assinatura do trabalhador em um documento que assegura o recebimento dos equipamentos de proteção”, disse.
   
Para o gerente regional do Trabalho e Emprego de Itapeva, Lisandro de Almeida Ferreira, ações como estas demonstram que há disposição da prefeitura em resolver o problema. Mas ele ressalta que o fiscal do Ministério do Trabalho terá de agir, por dever de ofício, quando as normas de seguranças não estiverem sendo cumpridas.
   
A Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Itapeva é uma das 25 regionais presentes em todo o Estado e é representa 22 municípios do sudoeste paulista. O quadro de funcionários é composto de quatro auditores fiscais e dois cargos de chefia, além do gerente regional. A Gerência atua na fiscalização de irregularidades trabalhistas no setor público e privado.
CONCURSO

A Prefeitura de Itapeva anunciou ainda que pretende abrir concurso este ano para aumentar o número de funcionários que trabalham na coleta de lixo do município.  A intenção é reduzir a jornada excessiva de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços executados na área urbana da cidade. O prazo ainda não foi definido.

Paixão de Cristo com 100 atores será encenada neste sábado

Paixão de Cristo

Evento é realizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Itapeva e a Companhia de Artes Sem Limites –     A tradicional peça Paixão de Cristo será encenada na Praça de Eventos Zico Campolim, em Itapeva, no dia 30 de março, às 19h30. O evento é realizado através da parceria entre a Prefeitura de Itapeva e a Companhia de Artes Sem Limites.
   
Segundo Daniela de Oliveira, até o ano passado a peça era encenada em Sorocaba. São quase 100 atores envolvidos, a maioria deles de Itapeva. Neste ano, com o apoio da Prefeitura, a peça será apresentada em Itapeva.
   
A direção é de Marcio Gouveia e coreografia de Andrei Müzel. “É um trabalho que exige muita estrutura, muita dedicação, mas tenho certeza que será um espetáculo inesquecível”, afirma Daniela.

A peça. Durante a apresentação, o público assistirá o Nascimento de Cristo, o Sermão da Montanha, o Lavapés, a Santa Ceia, e o início de sua Paixão: a angústia no Horto das Oliveiras, a Traição de Judas, a Prisão, o Julgamento e a Condenação de Jesus.

 

Aulas na Escola Municipal de Música começam dia 1º de abril

São esperados 190 alunos, com idade entre 8 e 17 anos, que terão aulas teóricas e práticas sobre vários instrumentos musicais – As aulas na Escola Municipal de Formação Musical Hugo Belézia terão início na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, em Itapeva. São esperados 190 alunos, com idade entre 8 e 17 anos, que terão aulas teóricas e práticas sobre violão, piano, teclado, trompete, trombone, barítono, trompa, clarinete, saxofone, flauta e percussão.
   
A Escola de Música abriga estudantes das redes pública e particular de ensino. Ela foi implantada em 28 de junho de 2008, pela Prefeitura de Itapeva, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
   
Entre os objetivos da Escola, está o de oferecer a iniciação e aprimoramento do estudo musical em Itapeva e assim contribuir socialmente para o desenvolvimento do município, evitando a evasão dos interessados para outras localidades. Culturalmente a escola cria e incentiva o gosto pela música, formando para o futuro músicos instrumentistas e pessoas detentoras de conhecimento.
   
A Escola de Música fica na Rua José Basílio de Araújo Ferraz, nº 50, Jardim Pinheiro, em Itapeva. O telefone é (15) 3521-6467.

Secretaria da Saúde de Itapeva promove 2ª campanha contra sífilis

Doença sexualmente transmissível tem grande incidência no município – De 1º a 5 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizará uma grande mobilização contra a Sífilis. A expectativa é de que 1500 exames sejam feitos no município. Segundo informou a coordenadora do Programa DST/AIDS Karen Grube Glauser, todas as unidades de Saúde vão coletar sangue para a realização do exame. O resultado fica pronto em cinco dias.
   
Para fazer o teste, basta apresentar o RG e o cartão SUS nos pontos, no horário das 08 às 14h.  No dia 04 de abril, uma equipe vai fazer a coleta de sangue no Terminal Rodoviário Urbano, das 9h as 18h e no sábado, dia 06, das 18h às 22h, no Posto Incospel, na Avenida Paulina de Moraes, em frente ao Fórum.
   
De acordo com Karen , a sífilis é uma das doenças sexualmente transmissível de maior incidência em Itapeva. Somente no ano passado foram diagnosticados 147 casos. “É uma doença transmitida nas relações sexuais sem uso do preservativo”, diz ela. A doença é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum e se manifesta por meio de sintomas diversos, como feridas nos órgãos sexuais e manchas nas palmas das mãos e pés, mas pode permanecer silenciosa por muitos anos, sem sintomas.
   
Primeiramente, surge uma pequena lesão indolor nos órgãos genitais que surge de 2 a 8 semanas após a relação sexual desprotegida, porém ela desaparece sozinha após algumas semanas, mesmo sem tratamento, podendo ficar por anos assintomática. Se não tratada, a bactéria continua a se reproduzir no organismo, podendo causar problemas neurológicos e cardíacos.
   
A sífilis é uma doença que passa da mãe para o bebê na gestação. A mulher grávida que estiver com sífilis deve iniciar o tratamento imediatamente, porque o bebê pode nascer com sífilis congênita, causando complicações como o aborto ou até a morte do recém-nascido, além de surdez, cegueira, retardo mental entre muitas outras conseqüências. “A sífilis tem cura e quanto antes o diagnóstico for feito, menor o risco de sequelas. É muito importante se prevenir, usar camisinha e fazer o teste”, orienta a coordenadora.

Secretaria anuncia implantação do Conselho Gestor do SUS nas Unidades Básicas de Saúde

No CGSUS, a comunidade participa dando opinião, fiscalizando e ajudando a melhorar a Saúde de Itapeva –     A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que será implantando o CGSUS (Conselho Gestor do SUS, nas Unidades Básicas de Saúde) nas Unidades de Saúde Municipais, na Santa Casa, APAE, AME, que são serviços conveniados com a Secretaria Municipal de Saúde. O CGSUS tem a participação de usuários, trabalhadores da saúde e gerentes das Unidades.
   
A escolha dos usuários será através de voto, mas para serem eleitos, os representantes de usuários deverão se inscrever na Unidade de Saúde até o dia 05 de Abril de 2013.
   
A eleição será entre os dias 15 a 17 de Abril de 2013, das 08h às 17h na Unidade que o eleitor utiliza serviço de saúde.

Prefeitura intensifica campanha contra tuberculose

Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva realizou quase 900 exames em março deste ano – No período de 04 a 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva realizou uma grande campanha de conscientização e coleta de exames para tuberculose no município. Foram coletados 899 exames de escarro e realizadas mais de duas mil visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, orientando os pacientes casa a casa sobre a doença e palestras nas unidades de saúde abrangendo aproximadamente 1.500 pessoas.
   
A gerente do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Karen Grube Glauser diz que é importante dar continuidade à ação. “Qualquer pessoa que apresente tosse por mais de duas semanas deve procurar uma unidade de saúde e pedir o teste para tuberculose’, diz ela. Os exames são feitos gratuitamente durante o ano todo. “A tuberculose ainda é muito comum em Itapeva, e quanto antes iniciar o tratamento, mais fácil será a cura”, ressalta Karen.
   
A Tuberculose é mata cerca de 2 milhões de pessoas anualmente e tem tratamento e cura. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da respiração, tosse, fala. O sintoma mais característico é tosse por mais de duas semanas (com ou sem escarro), acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço.
   
Embora seja tão perigosa, a tuberculose tem cura. O tratamento se dá por meio de antibioticoterapia oral, por um período de seis meses, sem interrupção. Em Itapeva o tratamento é realizado no SAE, em parceria com a Unidade de Saúde mais próxima ao domicilio do paciente, o qual realiza o acompanhamento da medicação.

Cultura divulga relatório de atividades do primeiro trimestre

Desde o início do ano, Secretaria desenvolveu mais de 10 ações culturais para valorizar o artista e atrair a população –     Os itapevenses estão buscando mais cultura. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nos três primeiros meses desse ano 4.500 pessoas foram atendidas na Biblioteca Pública Municipal Josina Vasques Ferrari. Quase 11 mil pessoas participaram dos eventos culturais coordenados pelo Departamento de Ação Cultural. O programa Cultura na Praça, que acontece quinzenalmente na Praça Anchieta, recebeu mais de 1.400 pessoas, boa parte vinda de outros municípios.
   
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Setembrina Lourenço de Oliveira, o fomento da cultura municipal é uma forma de fortalecer também o turismo. Segundo ela, além de referência regional de educação, saúde e comércio, Itapeva também se apresenta como destino para quem busca lazer e cultura na região.
   
O leque de opções é amplo. A Secretaria desenvolveu neste primeiro trimestre mais de 10 ações culturais, em diferentes estilos, prestigiando o artista local e buscando atrair a população.
   
Os dados são comemorados. Além do volume de atendimentos, a Secretaria adquiriu novos livros para o acervo da Biblioteca. Foram mil novos títulos adquiridos através de doação e 950 exemplares adquiridos através de editais.

Confira abaixo o relatório completo das atividades desse primeiro trimestre de 2013:

1 -) – Projeto/Evento: Lira na Praça
Local: Praça Anchieta
Data/período: janeiro a março/13 (03 edições realizadas)
Público: 498 pessoas
Número de artistas: 38 por edição

3-) – Projeto/Evento: Projeto Cultura na Praça*
Local: Praça Anchieta
Data/Período: janeiro a março/13 (05 edições realizadas)
Público: 1.410 pessoas
Número total de artistas: 96

6 -) Projeto/Evento: Café Literário*
Local: Estação Cultura
Data/Período :20/03/2013 (01 edição realizada)
Artistas participantes: 05
Público: 66 pessoas
Número de participantes: artistas/literatos: 08

7-) OFICINA DE SANFONA
Arte educador: Fábio Pontes
Período: de abril a junho/13
Remuneração: sem ônus para a SMCT
Vagas: 40

08 -) X Turma de Promotoras(ES) Populares de Itapeva
Início: 02 abril/13
Local: Estação Cultura
Número de inscritos: 35

09-) Marchinhas da Faxina – Carnaval 2013
Período: fevereiro/13
Local: Itapeva Clube
Público geral: 2000 pessoas
Número de artistas participantes: 12 pessoas

10-) SESC Verão 2013
Período: 03 de fevereiro/13
Local:Praça de Eventos Zico Campolim
Público estimado:300 pessoas
Número de artistas participantes:20
Realização: SESC Sorocaba
Apoio: Prefeitura Municipal de Itapeva/SMCT e SinComércio

11-) Circuito SESC de Artes
Período: maio/13
Local: Praça Anchieta
Público aproximado: 500 pessoas
Número de artistas participantes: 30
Realização: SESC Sorocaba
Apoio: Prefeitura Municipal de Itapeva/SMCT e SinComércio

12 -) IV Fórum da Mulher de Itapeva
Período: 09 de março/13
Local: Itapeva Clube
Público estimado: 120 pessoas
Artistas participantes: 02
Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva e ACIAI

13 -) Banda Sandália de Prata – Circuito Cultural Paulista 2013
Período: 21 de março/13
Local: I.C
Público aproximado: 180 pessoas
Número estimado de artistas participantes: 16
Realização: Secretaria do Estado da Cultura/AAPA
Co-Realização: SMCT

14-) Sabadão Sertanejo
Período: janeiro a março/13
Local: Coreto da Praça Anchieta
Público aproximado: 600
Número de artistas participantes: 58

15-) FestFérias – Mostra de Dança
Período: Fevereiro/13
Local: Itapeva Clube
Público aproximado: 700
Número de artistas participantes: 260

16 -) Divisão de Bibliotecas
Atendimento: período de janeiro a março: 4.500
Aquisição de acervo: 1000 exemplares adquiridos através de doação e 950 exemplares adquiridos através de editais.

(Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itapeva)

Notícias relacionadas