Ponte do Rio Verde ficou mais perigosa depois das obras de estreitamento? Veja a resposta da Arteris ViaPaulista

De qualquer forma ficou um pouco mais difícil, mas, por medida de segurança os pedestres precisarão mudar de hábitos e passarem a usar corretamente a passarela lateral ao cruzarem a ponte.

Na semana passada o ItapoNews recebeu algumas reclamações de moradores do Bairro Rio Verde, usuários da Ponte Dom Estevão Stork, sobre o rio Verde, na SP 255, Rodovia Jurandir Siciliano, em Itaporanga (SP).

Segundo os relatos, as obras, construção de muretas laterais e estreitamento na referida ponte, dificultou muito para os pedestres do bairro que necessitam passar diariamente por ela para acessar à cidade e vice-versa , tornando muito perigosa a travessia.

O ItapoNews fez fotos e flagrou movimentações perigosas de veículos sobre essa ponte, inclusive a situação desesperadora de um pedestre ao cruzar a ponte, sem usar a passarela porque essa ainda não estava concluída.

A movimentação de veículos pesados é intensa, e o ItapoNews observou que os que trafegam sentido Sul (descida do Rio Verde, no trevo para o Santo Antonio) obedecem a placa de 40 km/h, mas só perto do radar, após desenvolvem velocidades altas ao passarem pela ponte.

Existiram relatos de mulheres principalmente, com carrinhos de bebê e mais crianças, que precisaram se jogar e dobrar o corpo sobre a mureta, para não serem atingidas por caminhões, no momento em que dois desses cruzavam a ponte. E não existiu, durante a obra, um trabalho preventivo por parte da empresa, no sentido de disciplinar e orientar o pedestre para uma travessia segura. Felizmente, nada de grave foi registrado.

Essas situações ocorreram durante as obras, antes da conclusão de uma passarela lateral, de ponta a ponta, destinada exclusivamente para a travessia de pedestres, cavaleiros e ciclistas, com uma entrada e saída para esses em forma de quebra-corpo protegido por guard rail. Com isso, o usuário forçosamente terá de andar alguns metros mais depois de passarem pela ponte, para então visualizar ambos os lados da rodovia, para cruzá-la com segurança. A função desse é evitar que o pedestre assim que conclua a passagem, saia imediatamente para cruzar a pista, sem observar a movimentação de veículos.

Tudo isso, com fotos, e questionamentos foi passado pelo ItapoNews para concessionária Arteris ViaPaulista, que prontamente, em nota, informou que o objetivo dessa obra foi exatamente para proteger pedestres e veículos.

“A Arteris ViaPaulista informa que com as obras de adequação a ponte do Rio Verde hoje tem um local apropriado e seguro para travessia de pedestres e com largura adequada às normas de acessibilidade.

Anteriormente às obras, os usuários que transitavam a pé no local utilizavam um pequeno calçamento, sem proteção de barreira rígida em relação ao tráfego de veículos e sem acessibilidade.

Com as obras, além das melhorias da segurança observadas para os pedestres, que agora passam a contar com a travessia segura e com largura acessível, foi possível também melhorar a segurança para os veículos que por ali trafegam.

O projeto executado foi previamente aprovado pela agência reguladora (ARTESP)”, informou a Arteris ViaPaulista.

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