Viagem do Saber permite a alunos conhecer e história de Itapeva

Dar aos estudantes a oportunidade de conhecer a história da cidade de Itapeva. Foi pensando assim que a Prefeitura, numa parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, criou a Viagem do Saber, um city tour que percorre os principais pontos turísticos da cidade levando alunos das 4as e 7as séries da Rede Municipal de Ensino. As viagens começam no segundo semestre deste ano, depois das aulas teóricas nesse primeiro semestre, mas um passeio, em caráter experimental, aconteceu na sexta-feira, dia 18 de março, levando autoridades e educadores. O prefeito Luiz Cavani era um dos passageiros mais entusiasmados.

Segundo ele, uma das muitas vantagens do projeto é aproximar as crianças e os jovens da história da sua própria cidade. “Só assim, trabalhando em rede, poderemos enfrentar o poder alternativo que existe na nossa sociedade”, disse.


Já no início do passeio o estudante se surpreende ao ouvir curiosidades sobre a Capela Nossa Senhora do Carmo, construída no século XIX. Em seguida visita a Escola Municipal Acácio Piedade, de 1913, onde está sendo instalado o Museu da Educação. Os alunos ainda têm a oportunidade de visitar a Catedral de Santana, construída em taipa pelos escravos, na fundação do município. O city tour contempla também a Casa da Cultura Cícero Marques e o Parque Pilão d’Água, nos núcleos recreativo, educativo e de exposições.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker, a ideia do Viagem do Saber nasceu dentro de um amplo programa de Educação Patrimonial. “O nosso objetivo é buscar o vínculo das crianças com a sua história e fortalecer os laços de cidadania”, diz Kaseker.

Para a secretária municipal de Educação de Itapeva Selma do Carmo Bührer Cravo, os alunos aprenderão a valorizar a cidade e passarão a se reconhecer nas suas próprias raízes e construir sua identidade cultural. Durante todo o trajeto, são retratados os principais agentes construtores da sociedade itapevense e brasileira, como os índios, os negros, os tropeiros e os imigrantes.

Monitores – Para dar início ao projeto, a Prefeitura de Itapeva está realizando um processo seletivo para contratação de monitores. Houve 721 inscrições. Desse total, 30 serão selecionados para fazer o treinamento, dos quais 10 serão contratados de imediato, ficando os demais em cadastro de reserva. A prova objetiva prevista em edital será realizada no próximo dia 03 de abril, das 9h às 12h, em local a ser divulgado. Mais informações no site www.itapeva.sp.gov.br. confira as fotos abaixo
 
Prefeito Cavani e visitantes observam uma urna funerária no Museu do ìndio, no Parque Pilão D’Àgua 
 
Visitantes na trilha do Pilão D’Àgua
 
Integrantes do City Tour visitam a Capela Nossa Senhora do Carmo
 
Secretára Selma Cravo, prefeito Cavani e secretário Davidson Kaseker
 
Visita a obra da Casa do Artesão, no Pilão D’Àgua
 
 
 
Compartilhar

Notícias relacionadas