Coronel Macedo: audiência pública para o Orçamento Estadual 2023 teve pedidos para infraestrutura, saúde regional, turismo e geração de emprego e renda

Na noite desta sexta-feira (08) o município de Coronel Macedo, no Centro Comunitário João Batista Tonon Sobrinho, sediou uma das audiências públicas do Orçamento do Estado de SP para o ano de 2023. Vale registrar que este orçamento em valores é o 2º maior do Brasil; o 1º é o do governo federal (União).

O objetivo da audiência pública é o de ouvir a população e colher as demandas dos municípios para o Orçamento do Estado para o ano de 2023

Compuseram a mesa dos trabalhos, os deputados Gilmaci Santos, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, deputado Edison Giriboni, o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, junto com sua esposa a primeira-dama Luana Ribeiro, os vereadores Joaquim Valdecir Garcia, presidente da Câmara, Edina Tonon, Téo Garcia, Fernandão Neres, Clodoaldo Garcia, Tom do Marino, Vitorino Garcia, Roque Garcia e os vereadores de Barão de Antonina, Letícia de Oliveira Santos e Tiago Rafael de Souza (Tiago da Vila) e o vereador de Itararé Selmo Floriano.

Estiveram presentes também o prefeito de Itaporanga Douglas Benini e sua esposa Dayane Silva, e o ex-prefeito Zé do Nute, Fábio Holtz (assessor da deputada Maria Lúcia Amary), e os ex-vereadores Joaquim Macedo e Marco Antonio Barbosa de Lima (este representando o deputado Ricardo Madalena)

DEMANDAS

Primeiro a se manifestar foi o presidente da Câmara de Coronel Macedo, vereador Joaquim Valdecir Garcia, que destacou ser aquele um momento histórico para Coronel Macedo receber audiência pública para o orçamento do Estado, e como agricultor, reivindicou a pavimentação – trecho de 13 quilômetros – da estrada vicinal ligando Coronel Macedo ao município de Taguaí.

Segunda, foi a vereadora Letícia Oliveira, de Barão de Antonina, que reivindicou incluir recursos para um hospital regional na região, liberação de recursos para área de turismo devido ao potencial da região, para melhorar a renda e qualidade de vida das pessoas.

Terceiro, foi Sebastião de Oliveira Queiroz (supervisor de ensino da Diretoria de Itararé), representando o Diretor (em férias), que falou sobre a necessidade de mais recursos para o ensino, para que a educação chegue com a mesma qualidade para todos, e sobre moradias, as casas populares aos que não tem e àqueles que tem moradias, mas que precisam de recursos para reforma-las, tornando-as dignas.

Quarto, foi o vereador macedense Téo Garcia, que colocou, segundo ele, “um pedido muito importante para a população macedense, que é a vicinal Coronel Macedo/Taguaí, citada pelo presidente Joaquim Valdecir, que tem na parte que pertence a Coronel Macedo, um frigorífico que emprega inúmeras pessoas do nosso município, e o dia que chove é complicado. Além disso, tem várias pessoas da nossa cidade que trabalham na cidade de Taguaí, no setor têxtil (costura) e essa vicinal pavimentada vai facilitar a vida de muitas pessoas. Então peço, em nome da nossa população, que Coronel Macedo seja agraciada com a pavimentação dessa vicinal que será muito bem-vinda e irá trazer um benefício enorme para o município,

Quinto, foi o chefe de gabinete da Câmara de Itararé, Gilmar Jorge Rafael, que tratou da tão sonhada duplicação da SP-258, que trará muitos benefícios para a região.

Sexto a falar, foi o anfitrião, o prefeito Betinho, que também é presidente da Amvapa e por isso não fazia pedidos só para Coronel Macedo, mas também em nome de 19 municípios. Ele ressaltou o potencial turístico gigante da região, e que o importante seria um plano de governo a nível regional, e que a Amvapa, através de seus secretários estava fazendo várias reuniões para elaboração de um plano de turismo e que era importante que o governo e a Secretaria de Turismo do Estado desse a sua contribuição não só a Amvapa, mas também a outros consórcios de municípios para trazer os benefícios.

“Na área de infraestrutura, gostaria de repetir os pedidos do presidente Joaquim Garcia e Téo Garcia, que é a questão da vicinal para Taguaí. A parte desse município já está pavimentada, são ao todo 27 quilômetros, se não me engano. Do bairro da China para cá, que é a parte nossa, cerca de 13 quilômetros é que não está pavimentada, e isso foi orçado em aproximadamente R$ 30 milhões, mas isso não é valor correto porque não se tem ainda o projeto concluído. Já pedi pra fazer um projeto e se não me engano esse ficou em cerca de R$ 150 mil, é caro, mas a gente gastou para fazer isso, mas sabendo da sua importância para o momento em que o Estado nos der essa notícia boa em algum momento a gente esteja preparado com o projeto executivo. Estamos nos preparando para isso, e é importantíssimo deixarmos isso registrado.

Gostaria também de deixar registrado a nível regional, agradecendo a vereadora Letícia, ratificando o seu pedido na questão do hospital regional, que se não puder ser isso, que seja mais um aparelho do estado para atendimento de saúde. Nós temos hoje Rubião Júnior/HCFMB/Unesp, em Botucatu, e agora com a inauguração do AME de Avaré, que será mais de diagnóstico, embora vá ter alguns atendimentos lá. Então vamos ter uma demanda maior e isso vai inchar a Unesp e Jaú e nós precisaremos de mais uma referência em Saúde na nossa região e é preciso que a Secretaria da Saúde do Estado avalie isso também.

Outra questão é que antes da pandemia as pesquisas indicavam que os problemas dos municípios eram na área da Saúde, mas agora a grande reclamação é a falta de geração de emprego e renda. Cada vez mais os empregos formais, de carteira assinada estão reduzindo e é preciso que o Estado faça alguma coisa para despertar o empreendedorismo, mas não de uma forma tímida, de fazer de conta, mas real. A gente precisa “virar a chavinha”. É preciso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico desenvolva alguma coisa nesse sentido a nível regional.

No ano que vem nós vamos fazer isso aqui em Coronel Macedo, vamos criar o Centro de Formação profissional, com vários cursos, principalmente na área de tecnologia”, finalizou o prefeito Betinho.

Notícias relacionadas