Coronel Macedo-SP realiza a II Conferência Municipal de Saúde

Nesta sexta-feira (05), no Centro Comunitário “João Batista Tonon Sobrinho”, foi realizada a II Conferência Municipal de Saúde, com a participação de pessoas e entidades locais interessadas em colaborar para promover melhorias na Saúde Pública.

Compuseram a mesa dos trabalhos: o secretário municipal de Saúde. Geraldo Rivera; a articuladora de Atenção Básica, Regina Márcia M.B. Paula Meira; a supervisora municipal de Saúde, Leiliane Camila Gobbo; a supervisora de Educação Monia Rocheles Rodrigues de Oliveira; a vereadora Maria Olívia Veiga Silva, Lilian Brizola (C.M.I.) e Rita Vergueiro, da Assistência Social.

O secretário Geraldo Rivera, falou dos avanços do sistema de Saúde, que segundo ele tem muito a ver com a participação feminina nessas decisões e elogiou a presença das mulheres que eram maioria.

Geraldo Rivera falou também sobre uma das maiores dificuldades dos municípios na área de Saúde, que é a judicialização das questões para cumprimento dos direitos do cidadão. Citou o caso de um pequeno município, onde a Justiça determinou que a administração municipal bancasse um só medicamento que custava mais de R$ 100 mil por mês para uma só pessoa, e isso, depois de alguns meses acabou desequilibrando as finanças, prejudicando o atendimento ao resto da população. E a saída foi a utilização do Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, onde o mesmo medicamento foi encontrado em melhores condições de preços para aquisição.

Nessa etapa municipal, os participantes analisaram as prioridades locais de saúde e formularam propostas no âmbito do município, e elaboraram um relatório final, bem como indicariam um representante para a Etapa Regional em Bauru-SP, no dia 24/04/2019, visando a Etapa Estadual e à 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Para isso, foram apresentados três quesitos para discussão do Eixo I – O Papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à Saúde.

1) Qual é o papel do Município como disciplinador do SUS?
2) Que estratégias o Estao pode programar visando à promoção e proteção a Saúde?
3) Qual a sua responsabilidade como cidadão para promover o bem estar coletivo?

Em seguida, constituíram grupos de trabalho para discussão dos Eixos Temáticos e ao final, apresentação e aprovação das Propostas por cada eixo.

O evento contou ainda com palestras sobre Unidade Mista de Saúde, com a supervisora Camila Gobbo, e sobre Estratégia da Saúde da Família, pela enfermeira Raquel Ribeiro, que elencou a série de atividades desenvolvidas pela área nos últimos tempos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Se inscreva  
Notificação de