Cultura: Marta Suplicy fala sobre criadores e produtores negros, vale-cultura, incentivo, copa e espaços culturais

Ministra da Cultura, Marta SuplicyA ministra falou sobre o Procultura (nova lei Rouanet), a expectativa do governo federal de formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país. O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (22/11) entrevistou a ministra da Cultura, Marta Suplicy. No programa, a ministra falou sobre o…

VESTIBULAR 2012

lançamento dos editais para criadores e produtores negros, o vale-cultura, a votação do ProCultura, além das arenas culturais para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Editais para Criadores e Produtores Negros – Neste 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – o Ministério da Cultura, em parceria com Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançou editais voltados a produtores e criadores negros, em cerimônia que aconteceu no Museu Afro Brasil, em São Paulo. Segundo a ministra Marta Suplicy, o lançamento dos editais marca o início de projetos em ações afirmativas do Ministério da Cultura. Na ocasião, a ministra também assinou a portaria 148/2012, que institui um grupo de trabalho para viabilizar as diretrizes básicas para elaboração do projeto executivo, construção e funcionamento do Museu Nacional Afro Brasileiro de Cultura e Memória.

Com os editais, a expectativa do governo federal é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 anos; investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o país. Os editais somam um montante de R$ 9 milhões.

Vale-Cultura – No último dia 7, a ministra da Cultura foi à Câmara dos Deputados discutir o orçamento da Pasta e seus planos à frente do ministério, ocasião em que pediu a aprovação de um novo projeto do Vale-Cultura, assinado por Parlamentares da Frente de Cultura. O novo Projeto de Lei garantiria o valor de R$ 50,00 para os trabalhadores consumirem serviços de cultura. O projeto faz parte do calendário de referência da Câmara das votações que devem ocorrer até o dia 23 de dezembro. A expectativa da ministra é que o novo projeto chegue ao Senado em fevereiro de 2013.

Procultura (nova lei Rouanet) – A ministra da Cultura defendeu, ainda, como prioridade no Congresso, a aprovação do projeto que institui o Programa Nacional de Fomento à Cultura (ProCultura), que irá substituir a Lei Rouanet. Ela defendeu na Comissão de Educação e Cultura do Senado a entrega da relatoria da proposta ao atual presidente da Casa, José Sarney, por ter sido ele o responsável pela lei inicial, há mais de 20 anos, quando chefiava o Executivo.
Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016 – Segundo o Ministério da Cultura, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 são oportunidades para a promoção da cultura nacional para os turistas brasileiros e estrangeiros. A pasta defende a liberação de recursos pelo governo federal para a reforma de patrimônios históricos visando atender a este objetivo, além de outras propostas para aproveitamento dos eventos esportivos para ampliar a divulgação da cultura brasileira.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". O áudio da entrevista está disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. (Da Secretaria de Imprensa)

Notícias relacionadas