CVV de Avaré precisa de mais voluntários

As estatísticas nem sempre são exatas porque ninguém gosta de tocar no assunto e parte da imprensa, coerentemente omite isso(exceto os casos de pessoas públicas de grande visibilidade), mas o fato é que muitas pessoas comuns no Brasil e no mundo cometem suicídio ou tentativa por acharem – e também por não terem tido a oportunidade de conversar com alguém especializado – que seus problemas pessoais não tem solução.

Quando dão sorte sobrevivem, mas à custa de trabalho rápido de socorristas e toda uma estrutura médica, ocupando prontos-socorros e com isso, tirando a oportunidade de atendimento médico de pessoas que lutam para sobreviver a uma doença.

O Centro de Valorização da Vida, uma das organizações não-governamentais mais antigas do Brasil, e que atua em Avaré desde 2009 está em busca de mais voluntários para aumentar o seu quadro de atendimento.

Na cidade o posto CVV fica nas dependências cedidas pela Faculdade Sudoeste Paulista (FSP) desde setembro de 2009, na Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, nº 1001. Conta atualmente com o trabalho de treze pessoas, as quais, num serviço gratuito, se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda para evitar o suicídio, diariamente das 19 às 23 horas, pelo telefone (14) 3733-2525.

Mantido pelo Grupo de Apoio Moral Avareense (Gama), entidade filantrópica sem fins lucrativos, o CVV local planeja aumentar o seu número de atendentes para ampliar as horas de atendimento gratuito de pessoas necessitadas de apoio emocional.

Os interessados em integrar o CVV nesse trabalho voluntário podem entrar em contato com o secretário da entidade, Juracy Rocha Cavini, pelo telefone 3733-2525.

Atualmente o CVV opera em 72 municípios brasileiros e dispõe do serviço voluntário de 2.300 pessoas, que se revezam em turnos de quatro horas e trinta minutos semanais. É o sexto serviço telefônico mais procurado do país, atendendo a mais de um milhão de chamadas por ano. (Com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Avaré)

Notícias relacionadas