Fartura (SP) confirma caso de raiva e orienta proprietários a vacinar bovinos

Se um bovino for mordido ou suspeitar que foi infectado pela raiva, entre em contato imediatamente com a Coordenadoria de Agricultura pelo telefone (14) 9.9748-5576, para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.

A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura, por meio do veterinário Ricardo Garbelotto, confirmou na sexta-feira (14), caso positivo de raiva em um bovino que foi à óbito recentemente, no bairro Morro do Chapéu.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta mamíferos, incluindo bovinos. É causada pelo vírus da raiva, transmitido através da mordida ou saliva de um animal infectado, como morcegos. Para evitar a raiva, é importante adotar a vacinação de todos os bovinos regularmente. A dose contra a raiva é altamente eficaz e protege os animais por um longo período de tempo.

A equipe da Vigilância Sanitária foi acionada, assim como da Defesa Agropecuária, para que capture morcegos na região. O veterinário orienta que é importante seguir as medidas de prevenção para garantir a saúde e segurança dos bovinos e das pessoas envolvidas no manejo desses animais. Se um bovino for mordido ou suspeitar que foi infectado pela raiva, entre em contato imediatamente com a Coordenadoria de Agricultura pelo telefone (14) 9.9748-5576, para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.

Notícias relacionadas