Equipe de Saúde Bucal entregou cerca de 20 e objetivo é ampliar o projeto e levar as próteses para mais farturenses no ano de 2022
A equipe de Saúde Bucal da Prefeitura de Fartura, entregou nesta terça-feira, 7 de dezembro, as próteses dentárias, a idosos do Lar São Vicente de Paulo, que são pacientes atendidos pelo Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli”.
Foram cerca de 20 próteses, que beneficiaram os internos do Lar. A equipe trabalha agora, na manutenção e nos ajustes. A ação foi idealizada pelas auxiliares de Saúde Bucal, Selma Roseli Del Corso Savela e Marta Maria Palmeira, que levaram a ideia ao prefeito Luciano Filé e ao coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira.
Com o apoio do chefe do Poder Executivo, foi aberto o processo licitatório para aquisição. Para Filé, o projeto é importante, já que além de elevar a autoestima, a prótese devolve a mastigação e o bem-estar de comer com mais tranquilidade, como também de conversar e de poder sorrir.
Com a regulamentação da compra, o projeto teve início e os idosos receberam as visitas da encarregada de Saúde Bucal, Dra. Késia Nochelli, do Cirurgião Dentista, Dr. Afonso Henrique e da equipe de auxiliares, Selma, Marta e Zilda Proença. Os idosos foram avaliados, caso a caso, para saber da necessidade de cada um e assim deu-se início as confecções dos aparelhos, pelo Laboratório vencedor da Licitação.
Dra. Késia relatou que as antigas próteses dos internos do Lar, encontravam-se em condições precárias, causando problemas gástricos. “Os idosos não conseguiam mastigar os alimentos corretamente, sem contar a baixa autoestima”, enfatiza.
“A prótese dentária total é uma grande auxiliar para as pessoas que sofreram a perda de todos elementos dentários”, explica a encarregada. “Ela propicia uma adaptação a um novo modo de vida, além de aumentar a autoestima”, continua.
O envelhecimento populacional aumenta a ocorrência de problemas de Saúde como más condições de saúde bucal, que influenciam na saúde geral, como problemas de ordem nutricional e cardiovascular, entre outros. O uso de próteses dentárias exige que sejam bem conservadas, higienizadas sendo necessário o controle com profissionais da saúde bucal, como Cirurgião-Dentista, ou seja a supervisão será continua.
Dra. Késia cita que a equipe pretende ampliar o projeto a partir do ano de 2022. A expectativa é que sejam entregues gratuitamente novas próteses odontológicas à população farturense, de acordo com a quantidade adquirida por certame licitatório da Prefeitura. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fartura)