Honda HR-V 2024 mira a liderança dos SUVs compactos

Com poucas mudanças, modelo segue sendo oferecido em quatro versões e duas opções de motorização

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

Com as vendas iniciadas no Brasil em 2015, o Honda HR-V passou por uma significativa mudança na linha 2023, que fez o modelo conquistar mercado. Agora o ItapoNews teve a oportunidade de conhecer e avaliar a linha 2024, que com poucas mudanças, segue sendo oferecido em quatro versões e duas opções de motorização.

A retomada de mercado iniciada esse ano é a busca da Honda pela liderança absoluta que o HR-V já teve no segmento de SUVs compactos. Após seu lançamento o modelo foi simplesmente o campeão de vendas nos anos de 2015, 2016 e 2017.

A partir de 2018 o modelo perdeu a liderança, fechou o ano de 2021 na quinta posição e em 2022 ficou na oitava posição, atrás do Citroën C4 Cactus, Renault Duster, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e do líder Chevrolet Tracker.

A iniciativa da Honda em apresentar modelo com espaço interno ampliado, mais conforto, versatilidade e as duas opções da motorização já colou o HR-V entre os cinco SUVs mais emplacados até agosto, atrás apenas dos Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross.

Sobre as motorizações que equipam o HR-V 2024, temos o motor 1.5 VTEC TURBO Flex com 177 cavalos de potência, nas versões topo Advance e Touring e o 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos nas versões EX Sensing e a EXL Sensing.

Todas as quatro versões do Honda HR-V 2024 vêm com o câmbio CVT. Nas ersões EXL Sensing, Advance e Touring oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante.

No design da linha HR-V 2024, a dianteira segue como fator de diferenciação entre as versões. Nas Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto. Já as versões EX Sensing e EXL Sensing têm grade com filetes horizontais.

Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED, de série em todas as versões, que na Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Sensing, EXL Sensing e Advance a moldura é preta.

Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.

Abaixo estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem.

Três rodas diferentes, sempre em alumínio e aro 17, equipam o modelo. As versões EX Sensing e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Sensing e a Advance compartilham o terceiro modelo.

Outro detalhe é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas, antes eram fixados junto à base das colunas A, também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir.

Internamente, o painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de oito polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Assim, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança.

O posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.

Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que garante viagens com máximo conforto, uma vez que melhora o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal.

O sistema de ar-condicionado digital permite aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.

O Honda Sensing, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões. Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.

Além do Honda Sensing, todas as versões possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Algumas das funções do myHonda Connect, disponíveis nas versões Touring e Advance são: consultar status do veículo; acionar controles remotos, como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância; encontrar o carro com suporte de mapa; receber alertas; fazer agendamentos de revisões; entre muitas outras funcionalidades.

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