Foi realizado no dia 2 de abril, no Iate Clube de Piraju, o 1º Seminário de Agricultura Irrigada, evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e o Comitê da Bacia Hidográfia do Alto Paranapanema, que é presidida pelo prefeito de Itaporanga, José Carlos do Nute Rodrigues. A abertura do evento coube ao prefeito anfitrião Jair César, que saudou todos os
presentes e destacou a importância de Piraju sediar tão importante encontro.
Os objetivos do seminário foram os de subsidiar os CBHs e os demais segmentos envolvidos na agricultura irrigada, apontando a formulação de projetos que sejam efetivamente instrumento de orientação à gestão dos recursos hídricos com ações preventivas que evitem a criticidade hídrica na bacia Hidrográfica do Paranapanema.
Estabelecer diretrizes para elaboração dos "Planos Diretores da Agricultura Irrigada-PDAI" a serem eventualmente financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO – ou por outras fontes de forma que, tanto na elaboração dos Têrmos de Referência – TR, como dos referidos Planos Diretores, já seja considerado o processo de construção do Plano Integrado da Bacia do Paranapanema, a ser consolidado pelo CBH-Paranapanema, bem como obter, como resultado operacional do Seminário, por meio de trabalho em grupos, a elaboração dos eixos básicos de um TR e das diretrizes de implementaçao dos PDAI.
O eventou contou com os palestrantes Walter Tesch, coordenador de recuros hídricos de São Paulo, Denis Emanuel de Araújo, secretário executivo do CBH Paranapanema, Leila de Carvalho Gomes, diretora de procedimentos de outorga do DAEE,engenheiro agrônomo Antonio Lima Queiroz, Antonio José Torres, coordenador do levantamento censitário das Unidades de produção agropecuária de São Paulo, Orivaldo Brunini, pesquisador científico do Instituto Agronômico, Alfonso Adriano Sleutjes, da ASPIPP, João Carlos Cury Saad, da UNESP, João Cabrera da FAESP, Everton de Souza do CBH Paranapanema, Guilherme Augusto Orair, secretário nacional de irrigação, José Carlos Rosseti da CATI, Patrick M. Mauri de Minas Gerais e Ney Maranhão, superintendente de planejamento de recusos hídricos, da Agência Nacional de Águas.
A secretária da Agricultura Monica Bergamaschi, destacou que o Brasil tem hoje 4,5 milhões de hectares de plantações irrigadas, o que representa menos de 6% da área plantada, e que os índices de irrigação no mundo são muito superiores aos do Brasil, por isso, o assunto deve ser discutido já que a produção sustentável de alimentos, fibras e energia depende deste tipo de cultura. Destacou ainda, que o Brasil tem potencial para irrigar aproximadamente 30 milhões de hectares, segundo especialistas no assunto.
O Secretário de Saneamento de Recuros Hídricos Edson Giriboni em seu pronunciamento frisou que a irrigação é fundamental para o desenvolvimento da agricultura no país, mas afirma que as águas das bacias hidrográficas devem ser utilizadas de forma planejada e racional. "A agricultura é um setor que consome bastante Água, então, todos os envolvidos têm essa responsabilidade de atuar, elaborar propostas, planos de ação, para que isso seja feito de uma forma racional, de uma forma adequada, ma correta ambientamente".
O encontro reuniu produtores rurais, representantes de ONGs, sindicatos, Sabesp, do Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo do Comitê CBH Alpa José Carlos do Nute Rodrigues, Marco Antonio e David Ayub respectiamente,Ivan Sobral, Superintendente da Sabesp, diversos prefeitos e secretários da região, Secretária da Agricultura Monica Bergamaschi e Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni, bem como do Coordenador da Cati José Carlos Rosseti e Diretor do EDR de Avare Eng. Agronomo Eliseu Aires de Melo. (Da assessoria)
Secretária da Agricultura Monica Bergamaschi, prefeito de Itaporanga Zé do Nute, e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni
Nalesso (Sabesp), David Ayub Zé do Nute, Edson Giriboni Secretário de Saneamento e Recursos.
Coordenador da Cati José Carlos Rosseti, Zé do Nute, e o Diretor do EDR Avaré E