Itaporanga dará início ao Projeto Reciclar: “ Coleta Solidária do Lixo”

No próximo dia 19 de outubro, a administração municipal dará início à Coleta Seletiva de lixo. A área urbana foi dividida em três setores, cada um possui uma cor diferente: azul, vermelho e verde, e dias específicos de coleta em cada um. SEGUNDA-FEIRA (AZUL) CENTRO, ARVÃO, CAMPINHO e PARQUE DAS NAÇÕES; QUARTA-FEIRA (VERMELHO), LAVA-PÉS, VILA DOS PADRES e VILA QUEROSENE
SEXTA-FEIRA (VERDE)VILA ALVORADA, BNH, CDHU I e CDHU II

Na segunda-feira os coletores passarão no Setor Azul, na quarta-feira no Setor Vermelho e na sexta-feira no Setor Verde. O sucesso desse Projeto dependerá da participação de cada cidadão. Para participar, basta que o morador separe o lixo orgânico (lixo úmido) do lixo reciclável (lixo seco) em sua residência e entregue ao coletor no dia correspondente ao setor que faz parte do seu bairro.

PARA ESCLARECER:
Lixo Reciclável (lixo seco): é todo lixo que pode ser reaproveitado, ou seja, plástico, metal, vidro, papel e papelão.
Ex.: Plástico: frascos de shampoo, frascos de material de limpeza, sacos e sacolas;
Metal: latas de alumínio, de cerveja, de refrigerante, de massa de tomate, de creme de leite, de leite moça;
Papel e Papelão: caixas de mantimentos, de leite, de creme de leite, de leite moça, de massa de tomate, jornal e revistas;
Vidro: litros de bebida, potes de palmito, potes de azeitonas e outros.

IMPORTANTE: Passe uma água no material reciclado e deixe secar (escorrer) antes de entregar ao coletor. Isso evitará mal cheiro, atração de ratos, baratas e insetos.
Dica:

Utilize dois recipientes de lixo em sua casa: um para o lixo orgânico e outro para o lixo reciclável;
Guarde o material reciclado num saco de lixo e entregue ao coletor. Assim facilita o seu trabalho e o dele;

PROJETO SABÃO:

Agora você também pode contribuir com o Meio Ambiente não jogando o óleo de cozinha usado pelo ralo. O objetivo deste projeto é preservar o Meio Ambiente, além de gerar renda para famílias carentes, transformando o óleo usado em sabão ecológico. Este sabão será produzidos por mulheres que aderiram o projeto e são moradoras da região do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

Se você tem filhos na escola, guarde o óleo usado em um recipiente de plástico e entregue na escola. Todas as instituições de ensino estão participando da Ação Selo Verde, no qual a instituição que mais arrecada óleo no mês ganha um Selo. No final do ano, a instituição que tiver mais Selo, ganhará um prêmio.
Caso você não tenha filhos na escola, entregue ao coletor junto com o Lixo Reciclável.

PARTICIPE! COLABORE!
SEU LIXO É SEU RASTRO! SUA ATITUDE TAMBÉM!
 

Compartilhar

Notícias relacionadas