Itaporanga (SP): falece o cacique Darã, aos 56 anos; Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e o governo brasileiro através da Funai divulgaram notas de pesar

Faleceu na manhã desta quarta-feira (18), na própria aldeia Tekoa Porâ, em Itaporanga (SP) o líder Antonisio Lulu (Cacique Darã), aos 56 anos.

Cacique Darã era uma figura atuante, que lutava pelas causas indígenas e foi também um dos fundadores da Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (Arpin-Sudeste).

“Tivemos uma notícia muito triste hoje de manhã, pelo falecimento do nosso saudoso cacique Darã, e a aldeia toda está enlutada. Parentes de todas as regiões estão vindo para o funeral”, desse o então vice, e agora cacique Angerri Awa itadju.

Sobre como foi a morte de Darâ, Angerri contou que ele (Darã) e a esposa tinham ido visitar amigos e retornaram para a casa. “Ela saiu do carro e entrou na casa, e ele disse que ficaria no carro mais um pouquinho, para descansar. Como ele demorava para entrar, ela voltou ao carro para ver o que se passava, e já o encontrou morto”, detalhou Angerri.

Seu corpo está sendo velado na própria Aldeia Tekoa Porã, e seu sepultamento será na manhã desta quinta-feira (19), às 08h, no Cemitério Municipal de Itaporanga.

Veja as notas de pesar do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e do governo brasileiro através da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, as quais ressaltam os feitos do líder Tupi Guarani e sua luta por melhorias nas condições de vida dos indígenas brasileiros.

1 – Íntegra da Nota de Pesar do CIMI

2 – Íntegra da Nota de pesar da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

Notícias relacionadas