Itaporanga (SP) rezou hoje o Terço das Crianças pela unidade e pela Paz

Fotos do terço na Igreja Santa Cruz, na Vila Alvorada – Cerca de 500 crianças que estão frequentando a catequese no município, rezaram hoje o Terço das Crianças pela Paz.

O terço de hoje na igreja Santa Cruz, contou com a presença e participação das crianças com seus familiares e também com a participação da comunidade.

SOBRE O TERÇO DAS CRIANÇAS

Todos os anos, no dia 18 de outubro, a ACN organiza o Terço das Crianças, uma iniciativa de oração com as crianças com grande convicção. Por quê? De onde vem a confiança de que é tão importante que as crianças rezem o Terço? Por que pedimos seu compromisso para garantir que o maior número possível de crianças aceite este convite?

Porque chegamos à conclusão de que o Terço é um presente dado por Deus que faz uma diferença decisiva! De onde vem essa convicção? Por um lado, porque Maria Mãe de Deus pede para rezarmos o Terço nas aparições reconhecidas pela Igreja! Em segundo lugar, porque o Terço faz parte da Tradição da Igreja e de muitos dos seus santos, é confirmado pela Doutrina da Igreja e está em sintonia com o nosso sentido cristão de fé.

Por exemplo, São Luís Maria Grignon de Montfort escreveu: “Eu imploro, reze o Terço diariamente! Um dia você louvará no céu o dia e a hora em que acreditou em mim”. Sua declaração é apenas uma entre centenas de santos e papas que nos fazem perceber o grande valor de rezar o Terço.

Na aparição de Fátima, aprovada pela Igreja, é a própria Nossa Senhora quem exorta os ainda muito jovens pastorinhos a rezarem diariamente o Terço e a oferecerem esta oração pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo. Um dos pastorinhos, Lúcia, escreveu: “A Santíssima Virgem, nestes últimos tempos em que vivemos, deu uma nova eficácia à oração do Santo Terço. De tal maneira que agora não há problema […] por mais difícil que seja, que não possamos resolver com a oração do Santo Terço. Com o Santo Terço nos salvaremos, nos santificaremos, consolaremos a Nosso Senhor e obteremos a salvação de muitas almas.”

Para o Dia de Oração deste ano, gostaríamos de considerar outro aspecto da oração do Terço que é facilmente esquecido. No Terço, a contemplação dos mistérios da vida de Jesus Cristo está inserida na visita do Arcanjo Gabriel a Maria. Repetindo as palavras do anjo, contemplamos mistérios importantes na vida de Jesus. Neste momento tão decisivo da história da salvação, é um anjo, o Arcanjo Gabriel, quem leva a Maria a mensagem de Deus. É também o anjo quem recebe a resposta de Maria e a entrega a Deus. Um ser puramente espiritual é colocado ao lado de cada um de nós como uma ajuda de Deus.

Os anjos podem e querem nos ajudar a aprender, a compreender e a realizar a vida nova e eterna recebida continua no batismo. “Desde o seu início [cf. Mt 18,10] até à morte [cf. Lc 16,22], os anjos rodeiam a vida do homem com a sua guarda [cf. Sl 34,8; 91,10-13] e com a sua intercessão [cf. Jó 33,23-24; Zc 1,12; Tb 12,12]. ‘Para cada um dos fiéis há um anjo como protetor e pastor para guiá-lo para a vida’ (São Basílio Magno). Na terra, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.” (Catecismo da Igreja Católica, nº 336).

Não é essencial para o nosso mundo que nos tornemos novamente conscientes dos santos anjos da guarda e peçamos a sua ajuda, para que possamos aprender a reconhecer e a distinguir claramente os múltiplos desafios do nosso tempo? Não faria sentido ensinar novamente às crianças a oração do anjo da guarda, que durante muitos séculos foi uma prática corrente na vida da Igreja?

Neste contexto, na campanha deste ano gostaríamos de apresentar às crianças a história em que São José é avisado pelo anjo em sonho e parte imediatamente para o Egito. Como ele conseguiu proteger a vida do menino Jesus com a ajuda do santo anjo » (vide ilustração que acompanha o Kit).

É por isso que pedimos novamente este ano que rezem o Terço conosco no dia 18 de outubro. Gostaríamos que organizassem encontros no maior número possível de lugares, seja na paróquia, em casa, nas escolas, grupos de oração, rádio e televisão, plataformas digitais, redes sociais…

Emprestemos a nossa voz ao Senhor, que também hoje clama aos seus discípulos: «Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque a elas pertence o reino dos céus». (Mt 19, 14).

Confiando em sua generosa cooperação, estamos unidos a você em oração. Que Deus abençoe você e seus entes queridos, que a Santíssima Virgem os proteja!

Cardeal Mauro Piacenza, Presidente Internacional da ACN; Padre Anton Lässer CP, Assistente Eclesiástico Internacional da ACN

Notícias relacionadas