Ministério da Saúde libera para aplicação imediata todas as vacinas entregues e as em que estavam em estoque reservadas para segunda aplicação nos Estados e municípios

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da pasta, responsável pela campanha de vacinação contra a covid-19, a pedido do ministro Pazuelo, autorizou o uso da totalidade de vacinas armazenadas pelos estados para a segunda aplicação para utilização imediata, ampliando assim o número de vacinados no Brasil. A recomendação vale também para os imunizantes que vêm sendo entregues neste final de semana – um total de 5 milhões de doses do Butantan e da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz.

A decisão do ministro Eduardo Pazuello levou em conta a previsão de entregas semanais do Butantan e da Fiocruz, que aceleraram a produção a partir da chegada de matéria-prima (IFA) importada, garantido assim a estabilização das distrubuições aos estados por parte do Ministério.

A medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas” afirmou o ministro Pazuello.

Notícias relacionadas