Morre João Carlos Pellison, ex-prefeito de Itatinga, aos 73 anos; sepultamento nesta terça, às 13h

Morreu nesta segunda-feira (21/02), por problemas de saúde, o ex-prefeito de Itatinga-SP, João Carlos Pellison, aos 73 anos. Antes de ser político ele foi por muito tempo contabilista, com escritório de contabilidade no município. Exerceu o mandato em duas oportunidades, 1983 a 1988 – quando o seu vice-prefeito foi José Modestino – e de 2006 a 2008. Foi filho do ex-presidente da Câmara local Antonio Pellison, entre os anos de 1952 a 1957.

Nas eleições de 2004, Cacá Pellison como era conhecido concorreu ao cargo com os candidatos, o ex-prefeito Aristeu Pedroso de Almeida, e José Ricardo Fernandes.

Aristeu Pedroso de Almeida foi eleito 3.889 votos (49,37%);
João Carlos Pelisson obteve 3.114 votos (39,53%), ficando em 2º lugar e
José Ricardo Fernandes obteve 874 votos (11,10%), ficando em 3º lugar.

Em 2005, uma ação na Justiça Eleitoral contra a chapa Aristeu Pedroso de Almeida e Antônio Carlos de Almeida ‘Coré’ por abuso de poder econômico foi acatada e julgada procedente, e este teve o mandato cassado por compra de votos.

Com isso, em 2006 a Justiça Eleitoral empossou o 2º colocado, João Carlos Pelisson e seu vice-prefeito Lineu Adalberto Barnabé.

Em 2008, devido a problemas de saúde, João Carlos Pellisson renunciou ao cargo, que foi assumido pelo seu vice-prefeito Lineu Adalberto Barnabé.

De hábitos simples, mas, administrador exigente, principalmente no respeito ao dinheiro e às coisas públicas, tinha um coração enorme, e demonstrava isso ao estar sempre atento às questões sociais, principalmente na parte de saúde e medicamentos, e não permitia que os menos favorecidos ficassem sem remédios. Trabalhava muito e às vezes viajava duas vezes por semana à capital, a 200 quilômetros, nas secretarias e órgãos de governo em busca de benefícios para o município. Cobrava eficiência da sua equipe. Sua fama de político íntegro, de idoneidade inquestionável, corria a região.

Com visão moderna de olho no futuro dos itatingueses, logo no início de sua gestão 2006/2008, segundo mandato, promoveu uma verdadeira revolução na Educação, com melhorias aos professores, melhoria na qualidade da merenda e principalmente no apostilamento em todas as fases do ensino municipal, o que o colou em destaque na região por oferecer educação pública no mesmo nível das melhores escolas particulares da região.

O município tinha problemas de falta de abastecimento de água e em pouco e em pouco tempo numa luta com a Sabesp resolveu a questão, com a Sabesp melhorando a captação e implantando nova infraestrutura, com mais reservatórios na cidade. Além dessa, promoveu melhorias de estradas rurais bem como melhorias de infraestrutura nos bairros rurais, como no Lobos e Engenheiro Serra, dentre vários outros feitos em Itatinga.

Era católico praticante e estava sempre presente com os monges (O.Cist.) da Abadia local, Nossa Senhora de Assunção de Hardehausen-Itatinga, mas se relaciona muito bem com todas as demais religiões e atendia convites e participava de cultos de outras denominações cristãs. Se envolvia inteiramente com a comunidade, participando de comemorações, festas do Asilo e outras festas e atividades culturais realizadas no município.

O ex-prefeito João Carlos Pellison deixa a esposa Neuza e as filhas Priscila e Fabíola. O seu Velório ocorre na Câmara Municipal de Itatinga e o sepultamento está previsto para as 13 horas desta terça-feira, 22, no Cemitério Municipal.

Notícias relacionadas