Prevenção: Saúde de Riversul realiza palestra sobre Dengue e treinamento sobre ADL

O Departamento de Saúde de Riversul realizou no ultimo dia 16/10, em parceria com as vigilâncias sanitária e epidemiológica estadual e Sucen, uma palestra sobre Dengue abrangendo vários setores da municipalidade.

Foram convidados representantes dos setores de educação, saúde, limpeza pública, meio ambiente e conselho municipal de saúde.
Primeiramente abrindo os trabalhos o Diretor de Saúde agradeceu a presença de todos e apresentou o Plano Municipal de Contingência da Dengue, explicando quais os setores e recursos utilizados numa possível epidemia da doença em nosso município.

Após, deu seguimento a Sra. Valeria Machado representando a Diretoria do grupo de vigilância epidemiológica de Itapeva, mostrando que o trabalho de combate ao mosquito funciona como uma engrenagem onde todos trabalham em conjunto para que se possam obter bons resultados.

Em seguida foi a vez da Diretora do Grupo de Vigilância Sanitária de Itapeva, Carmen Fernanda que comentou sobre os meios legais de se trabalhar no combate e controle da Dengue, visto que muitas vezes as pessoas se recusam a receber as equipes de trabalho e em alguns casos são necessário recorrer ao ministério publico ou força policial.

O medico sanitarista Dr. Ivan Lucio também explanou os métodos utilizados na cura quando o paciente chega a uma Unidade de Saúde com suspeita Dengue.

Finalizando foi montado dois grupos para uma dinâmica onde foram expostos alguns casos de pacientes que poderiam estar com Dengue, onde cada grupo debateu sobre os métodos de tratamento, após foram apresentados.

O tema principal desta palestra foi como combater os criadouros do mosquito da Dengue, uma vez que se surgir algum caso a primeira preocupação é a cura do paciente, esquecendo-se dos criadouros.

O Diretor do Departamento de Saúde João Augusto e a Coordenadora da VISA/VE Annarelli agradecem a todos os presentes e a Paróquia Bom Jesus de Riversul pela cessão do salão paroquial para a realização do evento.

Sucen ministra treinamento sobre ADL no município

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado a Secretaria Estadual de Saúde, na pessoa de Paulo Ribeiro, ministrou um treinamento sobre ADL (avaliação de densidade larvária), que consiste em elaborar por meio de gráficos ou indicadores quais os locais com maior índice de recipiente e qual o tipo de recipiente por região.

Nesta primeira fase foram treinados quatro Agentes de Saúde (escolhidos mediante sorteio) junto com os Agentes Sanitários da Visa e a coordenadora da VE, que posteriormente passarão seus conhecimentos aos demais Agentes de Saúde. No dia 21 de outubro foi ministrada a parte teórica onde se aprendeu como preencher corretamente os boletins de informações que servirão de dados para alimentar o SISAWEB (Sistema de Informações das Atividades de Vigilância e Controle da Dengue).

Nos dias foi a vez dos Agentes irem a campo e praticarem o que aprenderam anteriormente, acompanhados dos técnicos da Sucen e assim sendo visitaram algumas casas e verificaram quais tipos de recipientes tinham em cada casa.

O Departamento de Saúde de Riversul agradece a Sucen através do Sr. Paulo Ribeiro e demais profissionais pela atenção dispensada ao nosso município.

Compartilhar

Notícias relacionadas