“Setembro Amarelo”: Coronel Macedo faz grande mobilização pela vida e combate ao suicídio

A cidade viveu na parte da tarde desta quarta-feira (19), na Praça Padre Elredo, uma grande mobilização com a participação do prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, de professores, diretores, coordenadores e de estudantes de escolas municipais e estadual, com integrantes do projeto Arte & Vida, Grupo da Terceira Idade e todos os servidores da área de Saúde, Educação, e Assistência Social para informar e alertar a sociedade para Campanha “Setembro Amarelo”, pela Vida e combate ao suicídio.

O evento teve passeata e contou com apresentações teatrais, música, dança e gincana esportiva.

O objetivo foi o de informar sobre o que pode levar ao suicídio, segunda maior causa de mortes entre jovens e adolescentes. Isso, normalmente decorre com o surgimento de distúrbios psíquicos, como a depressão e outras, que podem ser tratadas.

Sintomas da depressão:

Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.
Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas.
Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis.
Desinteresse, falta de motivação e apatia.

A Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O setor de Saúde do município está bastante comprometido com essa questão, no sentido de, com ajuda dos pais, amigos, professores e outros, detectar, acompanhar e encaminhar para tratamentos as pessoas que eventualmente venham apresentar distúrbios que possam levar à depressão.

Para auxiliar nos trabalhos, na manhã desta quarta-feira, os 12 agentes de Saúde receberam, do Ministério da Saúde, tablets, uma poderosa ferramenta tecnológica que muito vai ajuda-los nos trabalhos do dia a dia.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Se inscreva  
Notificação de