Transplantes: OPO do HCFMB realiza captação de múltiplos órgãos; coração, rins, fígado e córneas de um jovem que teve morte cerebral

Esse processo só foi possível graças ao gesto de solidariedade da família de um jovem paciente diagnosticado com morte cerebral que autorizou a doação, levando esperança a pacientes que esperam na fila por um transplante.
Sobre a OPO

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou uma captação de múltiplos órgãos de um único doador na manhã de segunda-feira, 03.

Em uma ação conjunta com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Jaú, foram captados coração, rins e fígado, destinados a pacientes de outras cidades.
As córneas vieram para o HCFMB.

A OPO do HCFMB, Coordenada pelo médico Dr. Laércio Stéfano, é responsável por diagnosticar potenciais doadores de órgãos e tecidos, organizar e apoiar o processo de doação de órgãos para transplantes em cerca de 50 municípios da nossa região e em alguns casos, até de outros estados. Em 2023, a OPO teve 23 doadores de órgãos sólidos e cerca de 100 doadores de córneas. Esse número possibilitou a saída de mais de 60 pessoas da fila de transplante.

Seja um doador de órgãos

Para ser um doador de órgãos, a pessoa deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre o doador e as várias pessoas que esperam por novo órgão. São vidas que dependem de outras.

Vivian Abilio
Assessoria de Imprensa – GCIM HCFMB

Notícias relacionadas