Defesa Civil do Estado se prepara para o período de chuvas e inicia treinamento com agentes municipais

Foto: arquivo ItapoNews 11/2021 – As oficinas preparatórias acontecem anualmente e fazem parte das capacitações desenvolvidas pela Defesa Civil do Estado, por meio da Escola de Defesa Civil, plataforma destinada ao ensino e treinamento de agentes e voluntários

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou na quarta-feira, 5, as Oficinas Preparatórias para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. A edição deste ano contará com oito oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para escorregamentos. Durante as Oficinas os agentes municipais receberão intenso treinamento prático divididos em dois dias.

As equipes volantes da divisão de capacitação percorrem os municípios aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.

As aulas são divididas em dois dias e contarão com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre Montagem de Gabinete de Crise, da Polícia Ambiental sobre as ocorrências relativas ao período, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde trará as doenças infecciosas relacionadas ao verão, a Climatempo discorrerá sobre as condições meteorológicas, a Defesa Civil do Estado apresentará o tema montagem de abrigos provisórios e os alunos farão uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitar os agentes a identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

Ao término do treinamento todos os participantes recebem um certificado e os municípios poderão celebrar convênios com o Estado e receber um kit com equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil, contendo pluviômetro, lonas e equipamento de proteção individual destinados ao uso durante as ocorrências.

Agenda das oficinas preparatórias

Mês de outubro:

05 e 06 – Campinas
17 e 18 – Capital e Região Metropolitana de São Paulo
20 e 21 – Itapeva
26 e 27 – Sorocaba
Mês de novembro:
03 e 04 – Santos
09 e 10 – Registro
17 e 18 – Campinas
22 e 23 – São José dos Campos

Durante as oficinas todos os munícipios da região são convidados a participarem com a presença de seus agentes de Defesa Civil.

Aparelhamento das Defesas Civis Municipais

A ação de aparelhamento dos municípios é uma ação pioneira no Brasil, iniciada em 2020. Os recursos são direcionados à Casa Militar (Defesa Civil do Estado), o que garante uniformidade nas compras e economia de escala; e os equipamentos, previamente escolhidos, são entregues aos municípios, mediante formalização de convênio.

Desde o início já foram investidos R$ 76 milhões, com a aquisição de 478 veículos e mais de 7 mil equipamentos, que foram distribuídos para 412 cidades. Com esses equipamentos os agentes municipais encontram-se ainda mais preparados para atuarem diante do período de chuvas, além de diminuirmos o tempo resposta para atendimento das ocorrências.

Notícias relacionadas