O programa Brasil em Pauta recebe nesta sexta-feira (2), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano. No programa, ele falará sobre medicamentos genéricos, inibidores de apetite e a anuência prévia.
Produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o Brasil em Pauta é um programa de rádio mensal que aborda ações e políticas do governo federal. A entrevista acontece ao vivo, das 8h às 9h, com transmissão pela TV NBR.
No final de 2010, o princípio ativo sibutramina (inibidor de apetite) foi proibido nos EUA e em vários países da Europa. A Cateme (Câmara Técnica de Medicamentos, formada por especialistas e que funciona como órgão consultor da Anvisa) sugeriu que o produto também fosse retirado do Brasil. A Anvisa, então, recomendou que sua área técnica também avaliasse os princípios ativos anfetamínicos (inibidores de apetite).
Várias audiências públicas e consultas foram realizadas para ouvir a opinião da sociedade sobre o tema. Um desses eventos, internacional, trouxe o especialista responsável pelo estudo da sibutramina, encomendando pelo laboratório fabricante do inibidor de apetite (Abott). O estudo apontou que o produto poderia aumentar o risco de acidentes cardiovasculares em pacientes com o perfil de “obeso portador de doenças crônicas”. O relatório da Anvisa sobre o tema recomenda a retirada dos produtos anfetamínicos e a manutenção da sibutramina com várias restrições de uso.
GENÉRICOS – O diretor-presidente da Anvisa também irá falar, no Brasil em Pauta, sobre os medicamentos genéricos, que atualmente podem ser considerados uma vitória da sociedade. Há 10 anos existem genéricos no Brasil. Eles têm a mesma eficácia dos medicamentos de marca, mas custam menos porque o fabricante utilizou as pesquisas realizadas pelo “criador” do produto original, economizando recursos.
ANUÊNCIA PRÉVIA – A anuência prévia é a consulta que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) faz à Anvisa sobre novos pedidos de registro de patentes de medicamentos. Há um entendimento que esta consulta deve ser feita, já que se trata da área de ação da Agência. Há duas semanas foi publicada portaria que cria grupo de trabalho envolvendo a Anvisa, INPI e o Ministério da Indústria e Comércio para definir competências nessa área.
Participam com perguntas, ao vivo, as rádios Cultura AM (Foz do Iguaçu/PR), Brasil FM (Vitória da Conquista/BA), CBN (Recife/PE), Boa Nova AM (Guarulhos/SP), Difusora 640 AM (Goiânia/GO), BandNews FM (Brasília/DF), Nacional AM (Rio de Janeiro/RJ), Globo/Cultura AM (Uberlândia/MG), Clube AM (Blumenau/SC), Jangadeiro FM (Fortaleza/CE), Rural AM (Santarém/PA), BandNews FM (Porto Alegre/RS), Caicó AM (Caicó/RN), 104 FM (Campo Grande/MS), Cultura FM (Castelo/ES) e Rio Mar AM (Manaus/AM).
O Brasil em Pauta é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.imprensa.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”. (Da Secretaria de Imprensa)