Ação Griô conhece atividades desenvolvidas em Itapeva

IMG_2185A Associação Comunidade Negra é um dos pontos de cultura ligados a Rede de Ação Griô – Regional da Terra, sediada em Campinas e desenvolve vários trabalhos nessa área. A Rede de Ação Griô Nacional tem como missão criar e instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral em diálogo com a educação formal, para o fortalecimento da

IMG_2025 identidade e ancestralidade do povo brasileiro, por meio do reconhecimento do lugar político, econômico e sócio cultural dos griôs, das griôs, mestres e mestras de tradição oral do Brasil. A Rede Griô conta com 300 pontos de cultura em todo o país, que estão ligados a Central Nacional.

Entre seus princípios está o fortalecimento da capacidade de auto-organização e de inclusão social da comunidade através da criação de espaços de gestão compartilhada e de redes sociais de base, afetivas e culturais, de transmissão oral. Em Campinas a Associação Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes de Leitura – NINA – Regional da Terra   possui 25 pontos de cultura, entre os quais a Associação da Comunidade Negra.

IMG_2212No dia 25 representantes da Regional da Terra, em Campinas estiveram em Itapeva para conhecer a Associação da Comunidade Negra, Fazenda Pilão D’Água, Centro de Umbanda Cosme e Damião, o Quilombo do Jaó e a EM Mauro Albano, que desenvolve projetos relacionados à cultura de etnias e outros.

O objetivo da visita do grupo foi conhecer os beneficiários pelo trabalho dessas entidades, registrar e documentar todas as atividades. Existe um projeto para ser levado a efeito futuramente de publicar em um livro as ações que são realizadas através dos pontos ligados à Associação Nina de Campinas.

IMG_2182Estiveram em Itapeva conhecendo os trabalhos do ponto de cultura local Everaldo Cândido, responsável por documentos em vídeo, agendamento e trabalho de apoio; Neander Heringer, fotógrafo e produtor; Marcelo das Histórias, articulador da Rede Artística, Griô Aprendiz; Carol Gianini, artista residente, arte e teatro, atividades de apoio aos pontos.

CURSO DE TRANÇAS AFRO – Entre as diversas atividades promovidas pela Associação da Comunidade Negra de Itapeva, como ponto de cultura está o curso de tranças afro, que foi realizado entre os dias 24 a 28 de agosto na sede da Entidade.

No sábado, dia 27, o trabalho também foi realizado na Caravana da Saúde que esteve no Bairro do Jaó. A proposta objetiva capacitar pessoas para trabalharem com cabelo afro, tranças e penteados, com isso gerando emprego e renda e exaltando a beleza negra.

Notícias relacionadas