A Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), irá implantar, no segundo semestre deste ano, o Programa de Educação Integral em mais 12 escolas do Ensino Fundamental I e II do município. Elas foram selecionadas por, além de possuir uma boa infraestrutra e excelente espaço físico, serem próximas das unidades que desenvolvem o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), cujo também serão utilizadas pelo Educação Integral.
A finalidade é ampliar os espaços educativos, bem como o tempo de permanência da criança na escola ou em atividades educativas.
Em 2010, duas unidades escolares, EM Prof.ª Auta Rolim, na Vila Santa Maria e EM Prof. Juarez Costa, no Bairro do Jaó, serviram de estudo para a ampliação do Programa. Os resultados foram tão positivos que, além das outras escolas solicitarem a adesão, ambas permanecem com o trabalho integral.
A melhoria para o aluno será uma jornada escolar com, pelo menos, sete horas diárias de permanência na escola ou em atividades complementares, na unidade escolar ou em outros espaços. Serão oferecidas, além de uma educação de qualidade no turno regular, atividades no contraturno, por meio de um conjunto de ações e projetos educativos, dando a oportunidade aos alunos de ampliar os conteúdos da base curricular através de metodologias diversificadas.
Entre as atividades estão aulas de dança, música, handball, informática, futebol, inglês, capoeira, teatro, violão, artesanato, espanhol, judô, futsal, vôlei, jogos de mesa e matemáticos, horta e reforço escolar.
No total, 1.300 alunos serão beneficiados.
O principal objetivo do projeto é elevar a qualidade do ensino, ampliar as áreas de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando à ampliação do universo de experiências de linguagem, lógicas, artísticas, culturais, esportivas e de inclusão digital, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.
A educação integral é uma das prioridades da Secretaria e já acontece como complementação desde 2010 na Escola de Música, ACDC, Lar do Amor, Recanto, Projeto Esperança, PETIS e Casa do Adolescente.
Para Beatriz CorradeloTrioni Machado, Assistente Técnico de Planejamento Educacional da SME, responsável pela implantação do Programa no município, falar em educação integral significa pensar na criança por inteiro.
Segundo ela, oferecer uma educação integral é proporcionar um ensino completo, que pense no ser humano em todas as dimensões. “É não levar em conta apenas a ampliação do tempo que a criança permanece na escola, mas, principalmente, unir quantidade e qualidade, oferecendo oportunidades de acesso a informações artísticas, culturais, científicas e esportivas, às quais muitas crianças não teriam acesso por seus próprios meios”, enfatiza.
De acordo com Selma Cravo, secretária municipal da Educação, nossa Constituição prevê a progressiva ampliação da jornada escolar, o que também está reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Logo, a educação integral será para a garantia de direitos, proteção e inclusão social de crianças e adolescentes.
“Nosso principal objetivo é buscar a melhoria da qualidade na educação e diminuir situações de vulnerabilidade das crianças e jovens, permitindo-lhes não só acesso ao conhecimento acumulado como às práticas interligadas a uma perspectiva pedagógica”, explica.
Para ela, Educação Integral é uma visão de educação que entende a aprendizagem como uma atividade social e não apenas como uma atividade intelectual e que não pode ignorar a urgência de uma mudança na proposta pedagógica das escolas no sentido de atender às demandas individuais e sociais da atualidade.
Confira a seguir as escolas contempladas
Antonio Maisano, Carlinda, José Lopes, Maria de Lourdes, Mauro Albano, Nair Rodrigues, Newton de Moura Müzel, Saturnino Araújo, Sérgio Motta, Thereza Silveira e Celso Duch e a escola Antonio Camargo Felippe, que será inaugurada em breve.