Itaporanga abre matrículas Educação de Jovens e Adultos

Secretária Jucinéia e o prefeito Zé do Nute, na entrega de ônibus e carro novos para a EducaçãoA Secretaria de Educação de Itaporanga informa que estão abertas as matrículas para EJA de 1ª a 4ª séries para o ano letivo de 2012 no período de 26 de setembro a 30 de novembro. Para frequentar esta modalidade o candidato deverá ter no mínimo 14 anos completos no início das aulas no ano letivo de 2012 e para a efetivação da matrícula faz-se necessário o

fornecimento da cópia do RG, cópia do comprovante de endereço e uma pasta com elástico.

As matrículas deverão ser feitas na E.M. “Cel. Vicente Russo do Amaral”, à Rua Aparício Fiúza de Carvalho, 1056, Centro.

O prefeito Zé do Nute diz que o município vem diminuindo ano a ano o analfabetismo, mas que não está contente com a taxa de 14,98%, média registrada nos demais municípios desta região agrícola. “No passado tudo era difícil, principalmente para a maioria dos moradores da zona rural, que não tinham escolha. Muitos queriam mas não podiam. Hoje está mais fácil e sem dúvida, com a ajuda de todos, podemos reduzir ainda mais. Como ajudar? É simples: se você conhece uma pessoa de qualquer idade que não sabe ler e escrever, basta você dedicar uns minutinhos a ela, contar que, independente da idade sempre é tempo para aprender. Convide-a, explique onde é ou a leve para fazer a matrícula. Vai ser muito gratificante para você e mais ainda para essa pessoa, que vai realizar o sonho de escrever e ler o próprio nome”, explica Zé do Nute.    

eja1eja2A secretária Municipal de Educação, Jucinéia de Oliveira Lara informa que cada integrante da sua equipe de educadores desse curso está preparada e com muito gosto e paciência vai ensinar essas pessoas na alfabetização. “Para nós,  é muito bom acompanhar a evolução do processo de alfabetização de jovens e adultos. No final do curso é gostoso vê-los escrever e ler. É um prazer indiscritível ouví-los falar que não vão mais precisar usar o dedão para assinar, porque aprenderam a ler e escrever”, comenta Jucinéia que cita o célebre pensamento do educador Paulo Freire, que diz: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.

Compartilhar

Notícias relacionadas