Jeep eleva o nível das picapes com a Gladiator Rubicon

Modelo é equipado com motor 3.6L V6 a gasolina, transmissão automática e 284 cavalos de potência

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias

Um dos grandes destaques do portfólio da Jeep no Brasil fez a sua estreia na garagem do ItapoNews: a picape Gladiator. Disponível apenas na versão Rubicon, o modelo é equipado com motor 3.6L V6 a gasolina de 284 cavalos de potência e 347 Nm de torque, transmissão automática de oito velocidades da alemã ZF e preço a partir de R$ 499.990,00.

Considerando seu preço, a picape Jeep Gladiator Rubicon tem como principais concorrentes as Ram 1500, Ram 2500, Ram 3500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, todas numa faixa de preço entre R$ 450 mil e R$ 550 mil.

Antes de falar sobre a picape Jeep Gladiator, uma curiosidade sobre o nome da versão. Rubicon é a representação máxima do legado e do DNA da marca Jeep. Ele existe como versão desde o Jeep Wrangler TJ, lançado em 1997, em homenagem à Rubicon Trail.

A Rubicon Trail é uma trilha off-road localizada na California, Estados Unidos, com aproximadamente 35 quilômetros de extensão. Devido às condições rochosas e clima diversificado, é considerada uma das pistas mais técnicas de condução off-road do mundo e é utilizada para testes dos veículos Trailrated.

Voltando à picape, a Jeep Gladiator Rubicon tem no visual uma releitura do autêntico design da marca. Um bom exemplo é a lendária grade de sete fendas, só que em uma versão mais larga para aumentar o fluxo de ar e ajudar o motor, aspecto importante com o incremento da capacidade de reboque.

Os faróis dianteiros e de neblina de LED proporcionam uma nítida luz branca, enquanto as luzes de circulação diurna formam uma auréola ao redor dos faróis.

Na traseira, as tradicionais lanternas quadradas ladeiam a tampa traseira, que conta com trava elétrica e três posições de abertura. A caçamba pode levar até 1.000L de volume de carga e conta com soluções inteligentes e funcionais, como a iluminação do piso, a fonte de alimentação elétrica coberta de 400 W, 220 V e os fortes ganchos. Já a capacidade de reboque é de 3.138 quilos.

O Jeep Gladiator Rubicon é equipado com pneus de uso misto que oferecem área de contato com a superfície maior do que os pneus comuns, gerando maior tração e controle em situações fora de estrada. As rodas de liga leve de 17” são polidas em preto e alumínio.

No interior a Jeep conciliou na picape Gladiator Rubicon conforto, comodidade, entretenimento e segurança. Além disso, a tecnologia está presente através de itens como assistente de voz, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus.

O sistema de infotainment conta com a multimídia Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.

A picape Jeep Gladiator Rubicon dispõe de mais de 70 itens de segurança, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.

Para completar, o habitáculo apresenta bancos revestidos em couro, além de porta-luvas e um porta-objetos com chaves, que fica posicionado sob o banco traseiro, e um sistema de escoamento de água para lavagem interna, muito útil após aventuras na lama.

Para transpor os mais desafiadores obstáculos, a Gladiator Rubicon conta com um conjunto de componentes e tecnologias que elevam o conceito off-road, como a tração 4×4 Rock-Trac e bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok.

Notícias relacionadas