Morre aos 80 anos o itaporanguense João Leite Neto, jornalista, 1º repórter especial de SP do Jornal Nacional

João Leite Neto nasceu em Itaporanga, no dia 17 de março de 1943, na Rua Dr. Felipe Vita, na mesma casa onde hoje reside a professora Diná Lara,

Seu pai, Luís Americano Leite, era delegado de polícia em Itaporanga, e João passou a infância em Itaporanga e Itapeva, onde ficou até os 16 anos. Após muda-se com a família para São Paulo.

Começou em 1961, aos 17 anos, no jornal Última Hora, passou por Diários Associados, Folha de S.Paulo e Edição Extra.

Passou pelas Rádio Tupi, Rádio Marconi, Rádio Nacional, Rádio Bandeirantes e Rádio Capital, destacando-se sempre por seu estilo próprio e uma bela voz. Na TV, começou em 1970 na Rede Globo, sendo o primeiro repórter especial de São Paulo do Jornal Nacional, onde ficou até 1979.

Em 1997, assumiu o comando do programa Cidade Alerta na Rede Record, no lugar de Ney Gonçalves Dias, que foi para o SBT. Voltou à TV para a segunda fase do Aqui Agora no SBT em 2008.

Ele ficou internado por um mês em Curitiba (PR) para tratar um câncer que começou na vesícula, e acabou falecendo nesta terça-feira (7)

A morte foi anunciada pela família, que distribuiu comunicado por meio dos amigos anunciando a partida do apresentador, que fez fama nos anos 90 ao ancorar programas policiais famosos na TV, como “Cidade Alerta” e “Aqui Agora”, do SBT.

O apresentador também teve carreira política. Foi eleito deputado estadual por São Paulo, em 1978, e disputou as eleições para o Senado por duas vezes, em 1994 e 1998.

Foi também presidente da Companhia de Seguradora do Estado de São Paulo (Cosesp).

Em Itaporanga, na gestão do ex-prefeito Toninho Loureiro (01/01/1993 31/12/1996), João Leite Neto foi uma das pratas da casa, homenageado numa das festas de aniversário da cidade.

“Ele amava visitar a Abadia. Sempre quando queria desestressar e se alegrar viajava para Itaporanga para visitar a abadia”, contou Raiza Leite.

“É com profundo pesar que informamos o falecimento do renomado jornalista João Leite Neto, ex-apresentador do programa ‘Cidade Alerta’. João dedicou sua vida ao jornalismo, informando e guiando a população com sua voz carismática e sua paixão pela verdade. Seu legado perdurará na memória de todos aqueles que acompanharam sua carreira brilhante e sua dedicação incansável a contar as histórias que moldam o nosso mundo”, disse o comunicado da família.

João era casado com Valéria, sua segunda esposa. Deixou 4 filhos, 8 netos e 1 bisneto

Apesar da morte ter ocorrido em Curitiba, o velório de João Leite Neto acontecerá na capital paulista, no Cemitério do Morumbi, nesta quarta-feira (8), onde amigos, familiares e admiradores poderão prestar suas últimas homenagens.

Com Wikipedia, UOL/splash e g1 SP — São Paulo

Notícias relacionadas

2 Comentários
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Raíza Leite
Raíza Leite
9 de novembro de 2023 16:20

Não era Oscar Americano Leite. Era Luís americano leite. Obrigada pela reportagem. Ele amava visitar a Abadia. Sempre quando queria desestressar e se alegrar viajava para Itaporanga para visitar a abadia.