Mosteiro de Itaporanga (SP) elege o padre Bento como o novo abade; dom Celso torna-se o 2º abade emérito

O 5º Abade da Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz de Itaporanga, Dom Bento Gonçalves de Oliveira, foi eleito no dia 7 de março de 2022 pela comunidade monástica cisterciense por volta das 10h00, numa sala chamada de “Sala Capitular”, que é um espaço onde os monges se reúnem diariamente para ouvir um capítulo da Regra de São Bento juntamente com um comentário de seu Abade, que os exorta à vivência do Evangelho segundo esta mesma regra.

A eleição foi presidida pelo Abade Geral da Ordem Cisterciense, o suíço Dom Mauro Giuseppe Lepori, sendo que a mesma é realiza mediante votos secretos dos monges de votos solenes (perpétuos), sendo necessário no mínimo três terços dos votos para que a eleição seja válida.

Após a eleição, Dom Bento fez um juramento de fidelidade diante do Abade Geral, e recebeu dele a Cruz Peitoral, cujo uso é exclusivo aos abades, e então toda a comunidade renovou o seu voto de obediência ao seu novo superior. Depois disso, enquanto soavam os sinos da Igreja, os monges seguiram em direção à mesma, em procissão, cantando um hino de ação de graças chamado Te Deum, onde Dom Bento recebeu do Abade Geral o Báculo Pastoral (uma espécie de cajado que simboliza sua missão de pastor e de pai espiritual).

Dom Bento Gonçalves de Oliveira é natural de Itaporanga, mas nasceu em Riversul – SP no dia 15 de março de 1976. É filho de Antonio Gonçalves de Oliveira e Benedita Evangelista de Oliveira.

Estudou nas escolas itaporanguenses E.E. Professor Octavio de Almeida Bueno (Bairro Santo Antonio) e E.E. Epitácio Pessoa, posteriormente também o supletivo no Colégio Objetivo.

Ingressou no Mosteiro no dia 3 de janeiro de 1997 e no dia 26 de janeiro de 1998 ingressou no noviciado, fazendo Profissão Simples dos votos em 1999, e a Solene no em 2001.

Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de São Bento, no mosteiro dos beneditinos o Rio de Janeiro, a pedido do 2º Abade de Itaporanga, o alemão Dom Estevam Stork (*1922 + 2009) onde residiu de 2001 a 2007. Também fez o Curso de Formação Monástica em Roma nos anos de 2003, 2004 e 2005. Em 2005 fez também um curso de arquivista em São Paulo, já que tinha exercido esse trabalho em sua estadia em Roma.

Foi ordenado diácono no dia 16 de dezembro de 2007 por Dom José Moreira de Melo, Bispo de Itapeva – SP, e no dia 1 de agosto de 2009 foi ordenado sacerdote por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e também monge cisterciense. Desde 2008 exerce importantes trabalhos na fazenda do Mosteirinho de São José (propriedade dos Cistercienses), no cultivo de soja e da bovinocultura leiteira, de onde os monges tiram toda a sua subsistência.
Foi nomeado pároco da Paróquia de São João Batista em 2011 pelo 3º Abade de Itaporanga, Dom Luis Alberto Rua dos Santos (hoje emérito, residente em Itatinga – SP), permanecendo até 2013.

Em 2018 é renomeado pároco pelo 3º Abade de Itaporanga, Dom Celso Lourenço de Oliveira. Em 2022 então, a comunidade o elege como 5º Abade de Itaporanga. (a data da Missa de Benção Abacial ainda não foi confirmada).

Dom Bento Gonçalves de Oliveira tem grau de parentesco com o ex-prefeito de Itaporanga (1908 – 1909) Pedro Gonçalves de Oliveira.

Dom Abade Celso Lourenço de Oliveira, 4º Abade de Itaporanga (2015 – 2022) agora se torna o 2º abade emérito da comunidade, e permanece servindo a Igreja em seu ministério sacerdotal, e auxiliando a comunidade em outras funções necessárias. (Por Ir. Alexandre Garcez)

Notícias relacionadas